História, perguntado por susulimendesp6mzbv, 10 meses atrás

3) A atualização dos métodos que fazem da história um ofício e uma ciência foi longa e contínua. No Ocidente, conheceu paragens, atrasos e acelerações, por vezes recuos; não avançou em todos os aspectos no mesmo ritmo, nem sempre deu o mesmo conteúdo às palavras com as quais procurava definir os seus objetivos, mesmo aquele aparentemente mais ‘objetivo’, o da verdade. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 5. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. A construção do pensamento historiográfico e das concepções a respeito da Idade Média alterou-se de acordo com a configuração político-econômica e a conjuntura social das nações e Estados. Com base nesta proposta, analise as opções que se seguem e assinale a correta: Alternativas: a) Os filósofos iluministas estabeleceram uma compreensão sobre a história humana no período medieval como uma época denominada ‘Idade da Razão’, na qual os filósofos cristãos medievais (como Avicena e Tomás de Aquino) estabeleceram um entendimento amplo sobre a supremacia humana em seu contexto histórico. b) Os movimentos nacionalistas no século XIX, tanto na Europa quanto na América, procuraram construir um entendimento de natureza historiográfica que valorizava figuras e instituições históricas, aproximando-os dos mitos de fundação na Antiguidade. c) A fundação do movimento Annales, ao final do século XIX, redundou em um processo de progressiva simbiose e fusão entre a História e diferentes áreas do conhecimento humano, em especial, a Antropologia e a Estatística. d) De acordo com Agostinho, os costumes teoricamente inadequados e imorais dos chamados ‘povos bárbaros’ foram os grandes responsáveis pelo fim do Império Romano, uma vez que as civilizações da Antiguidade clássica eram compreendidas por este autor como fonte de esplendor e síntese da cultura humanista. e) Conforme a reflexão de Petrarca, um intelectual italiano que viveu ao final da Idade Média, tem-se que sua época é entendida pelo autor como um período de esplendor no desenvolvimento da civilização ocidental, em função das concepções humanistas então em voga a respeito do homem e da sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6

É correta a alternativa B.

Com o avanço do Nacionalismo, o conceito de Estado-Nação torna-se fundamental na construção simbólica de sociedades, algo que pode ser percebido tanto nas nações industrializadas da Europa quanto nas ex-colônias americanas.

Para reforçar esta noção, fortemente ideológica, do mundo, fortalecem-se os mitos nacionais, o culto aos heróis e uma representação do passado que é pautada mais pelo discurso que pelo fato, de modo a organizar e justificar a nova realidade política que surgia então.

Perguntas interessantes