História, perguntado por alinejv, 1 ano atrás

3) A análise criteriosa do discurso historiográfico é uma das habilidades exigidas do professor de História. Considerando essa habilidade, analise os dois documentos a seguir:
I – "Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam: somente a partir do uso da razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos". (MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002, p. 250).
II – "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, se lembrou de dizer: Isto é meu; e encontrou pessoas, suficientemente simples, que acreditaram nele. Quantos crimes, guerras, homicídios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado aos seus semelhantes: não deveis escutar este impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos pertencem a todos e que a terra não é de ninguém". (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1977, p. 86) (Grifo do autor).
A partir desses documentos e do conhecimento sobre o pensamento iluminista, pode-se afirmar corretamente que as reflexões de Rousseau se diferenciam das idéias de outros autores iluministas na medida em que:
a) defende a construção de uma nova ordem gerida por um Contrato Social, segundo a qual o progresso humano viria com a superação do estado natural.
b) relativiza a importância da razão como elemento decisivo para o progresso e sugere outros aspectos que precisam ser considerados para a conquista da felicidade dos homens.
c) questiona a bondade natural dos homens com base na idéia de que a razão individualista dificulta a construção de projetos sociais coletivos.
d) aponta a Monarquia Esclarecida como única alternativa para conter a propriedade privada, considerada por ele o principal entrave para a felicidade humana.
4) Em 1838, o IHGB lançou um concurso de monografias. Com o título "como se deve escrever a história do Brasil", o vencedor foi o alemão Karl Von Martius, cuja proposta lemos abaixo: "(...) qualquer que se encarregar de escrever a história do Brasil, país que tanto promete, jamais deverá perder de vista quais os elementos que aí concorreram para o desenvolvimento do homem. São, porém, estes elementos de natureza muito diversa, tendo para a formação do homem convergido de um modo particular três raças, a saber: a de cor de cobre ou americana, a branca ou caucasiana, e enfim a preta ou etiópica. Do encontro, da mescla, das relações mútuas e mudanças dessas três raças formou-se a atual população, cuja história por isso mesmo tem um cunho muito particular". (Martius, Karl Philipp Von. Como se deve escrever a história do Brasil.)
Sobre a atuação do IHGB na construção da nação durante o segundo reinado e a proposta de Von Martius, a única questão que não está correta é:
a) A proposta de escrita da história do brasil elaborada por Von Martius fundou uma interpretação da formação do povo brasileiro a partir da mestiçagem.
b) O modelo de escrita da história como "mestra da vida" ainda era predominante no instituto, que incentivava a narrativa de uma história heroica e exemplar.
c) "Sob as asas do imperador" o IHGB foi responsável pela construção de uma história que legitimava a monarquia instituída através da valorização da colonização portuguesa.
d) Na proposta de interpretação da história do Brasil apresentada por Von Martius, as três raças ocupavam o mesmo nível de importância na composição do povo brasileiro e por isso é relacionada ao "mito da democracia racial" no Brasil.


edsondasilva: a resposta e d, c, b, d, d eu coloquei e deu certo

Soluções para a tarefa

Respondido por jorgemassmann
3
a numero 4 a resposta certa é a letraD
Perguntas interessantes