3. a) a) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real. b) concentração do controle da produção num partido político. c) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado. d) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa. e) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Faltou a pergunta...
(UFES) Na Antiguidade Oriental, o modo de produção asiático caracterizou-se fundamentalmente pelo(a)
Resposta:
Alternativa correta - letra C) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado.
Explicação:
O modo de produção asiático, consolidado na região da crescente fértil, foi a organização econômica e social baseada no controle das terras por um Estado centralizado centrado na figura de um representante dos deuses. Este Estado permitia o trabalho aos camponeses e em troca recebia tributos, trabalho em grandes obras públicas e o excedente da produção. Esse modelo também ficou conhecido como servidão coletiva.
Perguntas interessantes