3/5 de total de parabrisas para um veículo que foram encomendados por fábrica de automóveis, foi produzido por 4 prensas todas iguais, trabalhando juntas e com a capacidade máxima de fabricação, em um período de 4 horas ininterruptas. Se todas as unidades encomendadas tivessem sido produzidas em apenas 2 daquelas prensas, nas mesmas condições o trabalho teria sido realizado em quantas horas ?
Soluções para a tarefa
Temos que montar as proporções, sabendo que se trata de uma relação inversamente proporcional, ou seja, quanto menos prensas, mais tempo vai demorar para produzir os parabrisas.
Podemos trabalhar primeiramente apenas com o tempo e as prensas, depois voltamos para corrigir a questão de fazer TODA a produção ao invés de 3/5 do total.
Regra de 3:
PRENSAS TEMPO (h)
4 4
2 x
Como vimos, a relação é INVERSAMENTE proporcional entre o tempo de produção e o número de prensas, então precisamos inverter um dos lados da regra de 3 para fazer sentido.:
PRENSAS TEMPO (h)
4 x
2 4
Temos então: 2x = 16
x = 8 horas (faz sentido, diminuímos o número de prensas pela metade, então o tempo de produção dobrou)
Seriam necessárias 8 horas para produzir a mesma quantidade, ou seja, 3/5 das prensas. Mas a questão pede o tempo para produzir o total do pedido, ou seja, o inteiro (1) dos parabrisas. Podemos fazer uma nova regra de 3, agora diretamente proporcional (quanto mais parabrisas queremos produzir, mais tempo vai demorar)
PRODUÇÃO DESEJADA TEMPO (h)
3/5 8
1 y
3y/5 = 8
3y = 40
y = 40/3 = 13,33.. horas.
Resposta final: 13,33 horas, ou 13 horas e 20 minutos.