3-0 experimento que Rutherford elaborou com sua equipe tinha um objetivo completamente diferente.
Os estudos consideravam o modelo de Thomson para prever os desvios de moléculas no ar e no
vácuo. Pensando nisso, quais eram as expectativas de Rutherford quanto ao experimento? Explique
detalhadamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ele percebeu que a maioria das partículas alfa emitidas atravessava a lâmina sem sofrer qualquer desvio. Todavia, uma pequena parte das partículas sofria um desvio. Com isso, ele pôde concluir que o átomo possuía um pequeno núcleo e uma grande região vazia.
Em seu experimento, Rutherford enunciou que os elétrons eram dotados de cargas negativas, mas no núcleo se encontravam as cargas positivas. Dessa forma, baseando-se no sistema planetário, Rutherford propôs para o átomo de hidrogênio um modelo semelhante.
Explicação:
Rutherford esperava em seu experimento confirmar as informações propostas pelo modelo atômico de Thomson. Também conhecido como modelo pudim de passas, propunha que o átomo era uma esfera maciça de carga positiva, incrustada com partículas de carga negativa.
Tomando então uma lâmina extremamente fina de ouro e bombardeando-a com partículas alfa, Rutherford descobriu o contrário. As partículas alfa, de carga positiva, em sua maioria atravessavam a lâmina de ouro com pequenos desvios e algumas poucas ricocheteavam.
Isso significava que a "parte vazia" de um átomo era muito maior que sua parte maciça, já que a maioria das partículas alfa atravessaram. Outra conclusão foi de que o núcleo positivo é bem menor do que se imaginava. Isto porque as partículas atravessavam com pouco desvio, o que significa que não passaram perto o suficiente do núcleo positivo a ponto de serem desviadas.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26523398