2º“Toda missão do ônibus espacial termina com um breve período em que ele entra em movimento retilíneo até parar no campo de pouso. Não muito maior do que um avião comercial típico, o ônibus espacial A, aterrissa com velocidade igual a 360 km/h. Mesmo usando um pára-quedas para frear mais rápido, ele percorre cerca de 2,5 km em linha reta até parar.”
Analise as seguintes afirmativas:
I - É impossível que o ônibus espacial permaneça em equilíbrio sob a ação de uma única força.
II - Se o ônibus espacial estiver em equilíbrio, então obrigatoriamente estará em repouso.
III - Desprezando a resistência do ar e considerando a aceleração gravitacional constante, um projétil lançado obliquamente em relação à superfície terrestre possui, na altura máxima, velocidade nula e aceleração não nula.
IV - Um ônibus espacial B aterrissa executando um MRUV, tem a mesma desaceleração e o dobro da velocidade inicial de aterrissagem de A. A distância necessária para que o ônibus espacial B atinja o estado de repouso é duas vezes maior que a percorrida pelo ônibus espacial A.
V - Um ônibus espacial B aterrissa executando um MRUV, tem a mesma desaceleração e o dobro da velocidade inicial de aterrissagem de A. O tempo necessário para que o ônibus espacial B atinja o estado de repouso é duas vezes maior que o do ônibus espacial A.
Assinale a alternativa CORRETA.
a)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
c)
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d)
Somente as afirmativas I e V estão corretas.
e)
Somente as afirmativas II e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Explicação:
I - CORRETA: A Estática é o ramo da Mecânica que se dedica ao estudo das condições de equilíbrio, indicando os fatores necessários para que uma estrutura ou corpo qualquer esteja equilibrado.
1ª condição de equilíbrio: a soma das forças
A primeira condição necessária para que um determinado corpo esteja em equilíbrio é que a soma de todas as forças que atuam sobre ele deve ser nula. Dessa definição surgem as ideias de equilíbrio estático e dinâmico.
O equilíbrio é estático quando a força resultante sobre o corpo é nula e este está em repouso, ou seja, não possui velocidade. Quando um objeto executa movimento retilíneo uniforme, não há aceleração, portanto, de acordo com a segunda lei de Newton, não existe força resultante. Como a força é nula e o objeto possui velocidade constante, diz-se que o corpo está em equilíbrio dinâmico.
IV - CORRETA: Pelas relações da dinâmica e as equações da cinemática, temos que:
v = d/t
Por essa equação percebemos que, a velocidade do corpo é diretamente proporcional a distância e inversamente proporcional ao tempo. Logo, se dobrarmos a velocidade do ônibus B estaremos dobrando também a sua distância de repouso, tudo em relação ao ônibus A.
Resposta:
Explicação:
Resposta correta é" D " somente as afirmativas I e v estão corretas.