2ª QUESTÃO
O sentido de sociedade civil/Estado, em Antônio Gramsci, está voltado para a função de mediar a relação orgânica entre a economia e a política, sendo, portanto, uma definição mais ampliada. Nesse sentido, Gramsci rebate os sentidos existentes na tendência marxiana (atrelada apenas ao econômico) e liberal (que defende o individualismo). Sobre a concepção de Estado em Gramsci é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
O Estado busca atender os interesses do grande capital.
O Estado é um órgão a serviço da economia e do equilíbrio econômico.
A sociedade civil pode ser definida como o poder legislativo que representa os anseios da população.
A sociedade civil, atrelada ao Estado, é representada por burgueses socialistas que visam atender aos interesses da maioria dos cidadãos.
O Estado pode ser compreendido como uma instituição além do aparelho governamental, comportando também o aparelho privado de "hegemonia" ou sociedade civil.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta que versa sobre a obra do filósofo Antonio Gramsci e sua relação com o Estado é: "O Estado pode ser compreendido como uma instituição além do aparelho governamental, comportando também o aparelho privado de "hegemonia" ou sociedade civil."
Para isso, é preciso compreender de que maneira o conceito de hegemonia opera dentro da obra de Antonio Gramsci.
Antonio Gramsci e a hegemonia
Antonio Grasmci foi um filósofo italiano, de orientação marxista, que buscou compreender a formação do Estado não apenas pelas leis ou pelas relações econômicas, mas sobretudo a partir da hegemonia.
Com isso, a hegemonia denota uma certa ideologia, colocada pela classe dominante, de um conjunto de normas e ideias daquilo que seria uma propagação de concepções culturais favoráveis a manutenção do capitalismo.
Para mais sobre Antonio Gramsci, leia: https://brainly.com.br/tarefa/14853619
#SPJ2