2ª QUESTÃO
Analise o excerto documental abaixo.
[...] convidou a fama das minas, tão abundantes do Brasil, homens de toda a casta e de todas as partes, uns de cabedal, e outros, vadios. Aos de cabedal, que tiraram muita quantidade dele nas catas, foi causa de haverem com altivez e arrogância, de andarem sempre acompanhados de tropas de espingardeiros, de ânimo pronto para executarem qualquer violência, e de tomar sem temor algum da justiça grandes e estrondosas vinganças. Convidou-os o ouro a jogar largamente e a gastar em superfluidades quantias extraordinárias, sem reparo, comprando (por exemplo) um negro trombeteiro por mil cruzados, e uma mulata de mau trato por dobrado preço, para multiplicar com ela contínuos e escandalosos pecados. Os vadios que vão às minas para tirar ouro, não dos ribeiros, mas dos canudos em que o ajuntam e guardam os que trabalham nas catas, usaram de traições lamentáveis e de mortes mais que cruéis, ficando esses crimes sem castigo, porque nas minas a justiça humana não teve ainda tribunal e o respeito de que em outras partes goza, aonde há ministros de suposição, assistidos de numeroso e seguro presídio, e só agora poderá esperar-se algum remédio, indo lá governador e ministros [...]. O irem, também, às minas os melhores gêneros de tudo o que se pode desejar, foi causa que crescessem de tal sorte os preços de tudo o que se vende, que os senhores de engenhos e os lavradores se achem grandemente empenhados e que, por falta de negros, não possam tratar do açúcar nem do tabaco, como faziam folgadamente nos tempos passados, que eram as verdadeiras minas do Brasil e de Portugal. E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moedas para os reinos estranhos e a menor é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil, salvo o que se gasta em cordões, arrecadas e outros brincos, dos quais se vêem hoje carregadas as mulatas de mau viver e as negras, muito mais que as senhoras [...]
Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2017.
O trecho documental em análise foi escrito pelo jesuíta italiano André João Antonil, na transição do século XVII para o XVIII e representa um dos maiores trabalhos acerca das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil colonial. Nesse âmbito, compreendemos que o registro dos primeiros achados do ouro no sertão das Minas começou a ser negociado entre a Coroa e seus descobridores paulistas ainda na metade inicial da década de 1690. Autorizado diretamente pelo rei de Portugal, Pedro II, o acordo garantia ao descobridor honras, mercês e a posse do achado. A partir da análise documental e da compreensão do período abordado, analise as afirmações abaixo.
I – O presente documento demonstra que a descoberta de jazidas de ouro na região que compreende o Estado de Minas Gerais alterou completamente o cenário do Brasil português. Observamos que essa região recebeu indivíduos de todos os estamentos sociais e origens e que a falta de uma jurisdição portuguesa possibilitou o agravamento da violência.
II – Outro ponto interessante que o documento destaca é a escassez de gêneros alimentícios suficientes para abastecer a população que residia na região mineira. Ao lado desse agravante, também observamos a falta de mão de obra escrava negra para labutar nos ribeiros e nas datas dos principais proprietários de minas.
III – Ao ler o documento, compreendemos que a Coroa portuguesa enfrentava um grande problema naquele momento: o contrabando. O ouro era desviado das taxações reais de todas as formas e meios. Segundo Antonil, o minério enriquecia outros reinos e em menor medida Portugal e as cidades coloniais brasileiras.
IV – Antonil, em sua análise, destaca os agravantes que a mineração trazia para aqueles que não sabiam fazer o bom uso dessa atividade tão lucrativa. Segundo o autor, a cobiça pelo ouro era tão grande que envolvia até mesmo os membros da Igreja Católica que deveriam zelar pela boa conduta na região das Gerais.
Estão corretas apenas:
ALTERNATIVAS
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
I, II e III. Respondi assim. Letra D
ReginaBenaglia:
qual a pagina?
Respondido por
5
Letra E l,lll e lV Correta
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás