História, perguntado por fernandakanai, 3 meses atrás

2ª *Para refletir: Responder as questões referente ao texto abaixo.

A história do povo Tupinambá de Olivença que não está nos livros

Há quinhentos anos atrás os portugueses invadiram nossas terras, deram o nome de Brasil a nosso território […] e apelidaram os nativos como índios, achando que tinham chegado à Índia. […] Hoje estamos exigindo nossos direitos, que sabemos que temos desde muito tempo, bem antes da invasão. […] Agora os fazendeiros […] falam que vivem nessa terra há 80 anos, mas eles esquecem que bem antes de Pedro Álvares Cabral invadir o Brasil, nós nativos […] tupinambá, já habitávamos essas terras. Governo, fazendeiros e coronéis não falam dessa dívida que têm com o povo Tupinambá de Olivença. Lembremos que, em 1560, Mem de Sá ordenou que matassem todos os Tupinambá de Olivença, o que ficou conhecido na história como a Batalha dos Nadadores no Rio Cururupe, que significa rio dos sapos. Mas também ficou conhecido como rio de sangue, porque a água do rio ficou vermelha como sangue. Centenas de corpos dos guerreiros Tupinambá foram colocados enfileirados no meio da praia. […]Mesmo com todo mal que […] fazem contra nós, índios Tupinambá de Olivença, eles têm que saber que das árvores que eles derrubaram, ficaram muitas sementes e essas sementes brotaram e vêm brotando a cada dia que passa.TUPINAMBÁ, Kaluanã. Índioson-line, ago. 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2018.


a)Quem é a autora do texto?
b) Como a líder indígena vê a chegada de Cabral?
c) Que interesses a autora do texto defende?
d)Que argumentos ela usa em defesa do seu ponto de vista?
e) O que a autora quis dizer no último parágrafo?

Soluções para a tarefa

Respondido por marodriiguess2
28

Resposta:

A) -kaulana tupinamba

B) -A autora vê a chegada de Cabral como uma invasão a terra indígena, pois os povos nativos que era os indígenas já habitavam a região

C) -A autora defende os diretos dos indígenas sobre suas terras

D) -Kaulana utiliza argumentos da colonização e da invasão de suas terras

E) -A autora quis falar que "mesmo da árvores que eles derrubaram muitas ficaram "ela fez um pouco de referência a resistência do seu povo (indígena)

Explicação.

"DE NADA VALE A VIDA SE NAO TIVER AMIGOS AO TEU REDOR"

@RYANZINHO_K

CHAMA NO INSTAGRAM E VAMOS SER AMIGOSಥ⌣ಥ

Perguntas interessantes