29. Sobre o Governo Geral, instalado no Brasil pelo regimento de 1548, pode-se afirmar que: 1 ponto (A) acabou, de imediato, com o sistema de capitanias hereditárias. (B) teve total sucesso ao impor a centralização política em toda a colônia, como forma de facilitar a defesa do território. (C) teve curta duração, pois foi dissolvido durante a ocupação francesa do Rio de Janeiro, em 1555. (D) durou até 1808, apesar de, a partir de 1720, os governadores passarem a ser chamados de vice-reis. (E) adotou, desde o início, o Rio de Janeiro como única capital, em virtude do grande sucesso da cultura canavieira nas províncias do Rio de Janeiro e São Paulo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(D) durou até 1808, apesar de, a partir de 1720, os governadores passarem a ser chamados de vice-reis.
Explicação:
Alternativa D
a) F - o sistema de capitanias hereditárias só seria efetivamente encerrado no século XVIII, durante a Era Pombalina.
b) F - não obteve total sucesso, pois além da ingerência externa nas Invasões estrangeiras dos séculos XVI e XVII, houve revoltas que colocaram em cheque, num primeiro momento, a autoridade real o pacto colonial, sobretudo no século XVIII, sob influência iluminista.
c) F - a capital só foi transferida para o Rio de Janeiro em 1763 durante o Ciclo do Ouro, na Era Pombalina.
d) V - apesar da União Ibérica e de mudanças no Regimento, o sistema tutelado pela Coroa só viria a ser findado em 1808, com a chegada da família real portuguesa, momento que demarca o início do período joanino.
e) F - o Rio de Janeiro é escolhido capital no contexto do Ciclo do Ouro devido à sua posição estratégica e proximidade ao centro minerador.