28 (UFPI) A figura a seguir representa uma lente delgada convergente, um anteparo e um objeto luminoso. A lente tem distância focal igual a 4,0 cm e está separada do anteparo por uma distância fixa de 20 cm. O objeto, com altura de 3,0 cm, é deslocado ao longo do eixo óptico da lente até que se tenha sua imagem formada com nitidez sobre o anteparo. Nessa situação, qual a distância do objeto à lente e qual a altura de sua imagem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1/f = 1/p + 1/p' ---> 1/4 = 1/p + 1/20 ---> p = 5 cm
I/O = - p'/p ---> I/3 = - 20/5 ---> I = -12 ---> |I| = 12 cm
Na situação de uma lente delgada convergente com distância focal de 4,0 cm e um anteparo com distância de 20 cm, um objeto com altura de 3,0 cm tem se que usando a Equação das Lentes temos que a distância do objeto e altura da imagem são de 5,0 e 12 cm respectivamente.
Lentes Convexas
As lentes convexas também podem ser conhecidas como lentes convergentes, pois os raios convergem depois de cair na lente convexa, enquanto a lente côncava é conhecida como lentes divergentes, pois os raios divergem depois de cair na lente côncava. As imagens formadas por essas lentes convexas podem ser reais ou virtuais dependendo de sua posição na lente.
Em óptica, a relação entre a distância de um objeto (o), a distância de uma imagem (i) e a distância focal (f) da lente é dada pela fórmula que é conhecida como fórmula da lente. A fórmula da lente é aplicável para lentes côncavas e convexas.
Equação das lentes (Equação de Gauss) é dada por:
Onde,
- distância focal
- distância da imagem
- distância do objeto
Outra fórmula útil é a Equação do Aumento Linear, dada por:
Onde,
- tamanho da imagem
- tamanho do objeto
Temos então:
Sabendo que a distância do objeto é de 5 cm temos que o tamanho da imagem é dada por:
Sendo que se i<0 a imagem é real (invertida).
Veja mais sobre Equação de Gauss em: https://brainly.com.br/tarefa/75747
#SPJ2