28 PONTOS, ME AJUDEM. A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.
O período no qual a filosofia contemporânea surgiu foi marcado pela mudança, incertezas, dúvidas,
novidades e medo. Produza um texto falando sobre a importância desse pensamento para a evolução da sociedade.
Soluções para a tarefa
O período pós Revolução Industrial é, em grande parte, marcado pelo desenvolvimento e consolidação do capitalismo. É neste contexto, marcado ainda pelos ideais da Revolução Francesa, que no final do século XVIII e no decorrer de todos os séculos XIX e XX, o pensamento filosófico contemporâneo passou a tomar forma.
O período no qual a filosofia contemporânea emerge é marcado pela mudança, incertezas, dúvidas, novidades e medo. O século XIX foi caracterizado por intensas transformações no modo de vida, com intenso êxodo rural, intensificação das disputas e conflitos entre proletariado e burguesia.
O nascimento dos movimentos sociais, das primeiras lutas feministas pelo direito ao voto, o nascimento da Sociologia e o desenvolvimento das ciências naturais foram, também, características marcantes no decorrer do século XIX.
No século XX, por sua vez, o mundo foi marcado pelos conflitos e incertezas causados pelas duas grandes guerrasmundiais, pela Guerra Fria, as corridas armamentista e espacial, o desenvolvimento de governos extremistas como o fascismo e nazismo, o desenvolvimento e uso de diversas tecnologias, o surgimento dos primeiros televisores, a indústria cultural e os ataques nucleares.
Já nas primeiras décadas do século XXI, o mundo pode observar os avanços tecnológicos e as mudanças nas relações humanas.
Todas as transformações que vem acontecendo desde o fim do século XVIII e toda reestruturação do mundo serviram como base para o desenvolvimento de várias escolas filosóficas contemporâneas e de novas linhas de interesse e abordagem filosófica.