História, perguntado por StefanneTavares80121, 1 ano atrás

27No final dos anos 1920, o governo dominado por fazendeiros paulistas e mineiros sofria oposição por parte da elite de outros estados, de militares e de trabalhadores. Eles estavam descontentes com a crise econômica, o desemprego, a corrupção e a falta de participação política. Em 1930, Julio Prestes (candidato paulista) e Getúlio Vargas (candidato da oposição) disputaram as eleições para presidência, e Prestes saiu vitorioso. João Pessoa, candidato a vice-presidência de Vargas, foi assassinado. Esse foi o pretexto para o início de um golpe, que impediu a posse de Julio Prestes.Fonte: Projeto Buriti: história / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Rosane Cristina Thahira. - 2. Ed. - São Paulo.Moderna, 2011. p. 92.Esse golpe ficou conhecido como © Revolução Farroupilha.@ Revolução Constitucionalista.© Revolução de 1930.© Revolta do Forte de Copacabana. © Revolução de João Pessoa.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6

Desde a década de 1920 os movimentos tenentistas, com líderes políticos marcantes na política nacional, como Luís Carlos Prestes e Getúlio Vargas, lutava contra a oligarquia agrária que havia organizado o golpe republicano e que controlava os destinos políticos nacionais em um período que ficou conhecido como a "República do Café com Leite".


Com um racha temporária entre as oligarquias (houve um rompimento entre a oligarquia paulista e a oligarquia mineira), associado ao fato de que João Pessoa, candidato à vice-presidência na chapa que contava com o próprio Vargas, os diferentes movimentos liberais, muitos deles tenentistas, se uniram e organizaram a Revolução de 1930.


É correta a alternativa C.


Perguntas interessantes