Português, perguntado por marianac9381, 11 meses atrás

27Costuma-se considerar que O Ateneu, de Raul Pompeia, embora tenha como subtítulo "Crônica de saudades", pertence a modalidade literaria conhecida como romance de íormaçao, cujo modelo ou paradigma e a narrativa do percurso de aprendizagem de um jovem, no qual ele forma seu carater, supera os problemas encontrados e prepara sua inserção harmônica na sociedade.Admitindo-se esse paradigma, a reflexão sobre o tempo apresentada pelo narrador na abertura do livro, aqui reproduzida, indica oue O Ateneu ira se configurar como um romance de formaçaoA negativo.B historicista.C tropical.D doutrinário.E ortodoxo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
3

Resposta letra A

O processo de formação do Ateneu tem cunho negativo. Isso porque o romance se baseia na preponderância dos termos relacionados à destruição. O personagem Sergio mostra sua vida num colégio e os problemas enfrentados por ele nesse espaço. A narrativa é uma mostra das ações do personagem e não tem uma superação das suas atitudes, que são sempre de negação.

A expectativa acerca da superação do personagem, já que o colégio é sinônimo de formação e mudança de caráter, não acontece, já que ele não cumpre a formação.

Perguntas interessantes