Português, perguntado por sabrinasasp5406, 1 ano atrás

26Tal como descrito no excerto, o tratamento frequentemente humilhante e injusto dispensado aos agregados é uma das motivações principaisA do ressentimento que a personagem Jão Fera, de Jíl, nutria em relação aos proprietários em cuja casa crescera.B da submissão que a escrava fugida Bertoleza demonstrava em relação a João Romáo, em 0 cortico.C da ausência de caráter da personagem Macunaíma, do livro homônimo.D da melancolia característica do narrador de 0 Ateneu.E da beligerância da personagem Pedro Bala, de Capitães da Areia.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

Em anexo o texto para responder a questão.

A alternativa A é verdadeira, pois o protagonista de Til foi alvo de muitas humilhações na casa de seus "preceptores", motivo pelo qual nutria verdadeiro ódio aos seus "irmãos postiços".

A alternativa B é falsa, pois Bertoleza não era agregada na casa de João, sendo o seu comportamento explicado pela socialização à qual estavam submetidas as mulheres, em especial as negras.

A alternativa C é falsa, pois Macunaíma não foi um agregado, sendo a sua "ausência de caráter" uma crítica ao modo como os europeus enxergavam os brasileiros.

A alternativa D é falsa, pois a melancolia do narrador de O Ateneu é um traço de seu tempo e do seu romantismo, não tendo sido ele agregado em casa de ninguém.

A alternativa E é falsa, pois Pedro Bala não ficou muito tempo como agregado, de modo que a sua revolta contra a ordem social era explicada por outros elementos além desta breve experiência.

Anexos:
Perguntas interessantes