Geografia, perguntado por Valmorbida8377, 1 ano atrás

26. (Uespi) Com relação ao tema “Divisão Interna cional do Trabalho”,são feitas as considerações aseguir. Uma delas, no entanto,nãocorresponde àrealidade. Assinale-a. a) 0 centro da economia mundial representa localdo poder de comando, sendo predominantes asatividades de controle do excedente das cadeias produtivas, assim como de produção e difusão denovas tecnologias. b) Um pequeno bloco de economias de mercado,apesar de ser dependente de tecnologia, conse guiu alcançar uma posição socioeconômica inter mediária, mas ainda permanece dominado pelaestrutura de poder de comando decorrente docentro capitalista mundial. c) A combinação entre o poder militar e as formassuperiores de produção na Inglaterra possibilitoua este país uma posição de hegemonia na econo mia mundial ao longo do século XIX. d) A Divisão Internacional do Trabalho não tende aexpressar diferentes fases da evolução históricado sistema capitalista e, sim, as diferentes etapasda especialização dos trabalhadores, sobretudonas indústrias. e) As dificuldades de acesso à segunda RevoluçãoIndustrial e Tecnológica tornaram bem mais com plexas as possibilidades de transição de naçõesperiféricas para as nações do centro capitalista.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
4
Olá,

  A resposta correta é a letra C:

 c) A combinação entre o poder militar e as formas superiores de produção na Inglaterra possibilitou a este país uma posição de hegemonia na economia mundial ao longo do século XIX.

   Essa é uma questão que exige diversos conhecimentos acerca da geopolítica mundial e de como o mundo está organizado atualmente nas divisões de trabalho do mundo. A DIT é uma tentativa de amenizar as desigualdades, mas que na verdade devido a globalização e ao capitalismo que acentua as diferenças.

     Assim, é necessário compreender que a Europa não possui uma hegemonia no DIT, alguns países possuem uma economia forte e grande influência mas não está nas mãos de um.
Respondido por digoalvescg26
0

Resposta:

Alternativa D - A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.

Explicação:

A Alternativa D que se revela incorreta, pois, a Divisão Internacional do Trabalho expressa as diferentes fases do sistema capitalista, uma vez que ela marca a divisão comercial entre os países. Além disso, essa divisão reforça a desigualdade característica do sistema capitalista, pois, remete às diferentes formas de produção entre os países mediante suas diferenças econômicas e estruturais.

Perguntas interessantes