26- No mesmo ano em que foi instituída a Lei Eusébio de Queirós, abolindo o tráfico de escravizados, foi publicada também a Lei de Terras. Até aquele momento, um indivíduo poderia cultivar uma terra desocupada e ter direito à posse dessa terra. Essa lei tornou propriedade do Estado as terras ainda não ocupadas e determinou que estas somente poderiam ser adquiridas por meio da compra. Na prática, isso favorecia os grandes fazendeiros, que contavam com recursos financeiros para adquirir as terras, e desfavorecia quem não tinha posses. Além disso, um decreto de 1854 regulamentou a Lei de Terras, determinando a medição, a legalização das posses e o registro das propriedades. O valor para registrar a propriedade era excessivamente alto para pequenos e médios proprietários, o que levou muitas pessoas a perderem suas terras. DE ACORDO COM O TEXTO É CORRETO AFIRMAR QUE:
A) A Lei de terras de 1850 facilitou a aquisição das terras ainda não ocupadas pelos ex-escravos;
B) Com a abolição do tráfico de escravizados, o Estado brasileiro incluiu os ex-escravos e imigrantes no direito a posse das terras ainda não ocupadas;
C) A Lei de Terras favoreceu os grandes fazendeiros, que contavam com recursos para comprar as terras ainda não ocupadas;
D) Com as leis abolicionistas e a Lei de Terras de 1850, o Estado brasileiro procurou reparar os danos causados por mais de 300 anos de escravidão no país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
c
Explicação:
porque nao favoreceu os escravos que so foram libertos em 1888 além disso os imigrantes so começarma a chegarno final do seculo por conta do fim da escravidao, além disso a compra das terras favorecia os que tinha dinheiros, os fazendeiros mais poderosos com mais terra.
lara8958622:
Obrigada
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás