25) (Q12004165) Desde o início do século XIX, os cientistas se baseiam nos modelos para comprovar as evidências sobre a existência dos átomos. Cada um desses cientistas contribuiu com seus estudos e teorias para se chegar ao modelo atual. A experiência de Rutherford, por exemplo, ao utilizar a radiação alfa (a) sobre a lâmina de ouro, permitiu um grande avanço para o modelo atômico. Esse novo modelo mostra que o átomo é A) constituído por elétrons girando em órbitas. B) constituído por núcleo e eletrosfera. C) constituído por subníveis de energia. D) uma esfera de carga positiva. E) uma esfera maciça e indivisível.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
A conclusão que Rutherford chegou era átomo possui um grande vazio e seria formada por outras partículas: os prótons e elétrons. O átomo seria constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente.
Segundo o modelo atômico de Rutherford, o átomo é formado por núcleo e eletrosfera. Alternativa B.
Rutherford realizou um experimento para estudar o modelo atômico utilizando uma estrutura de lâmina de ouro e radiação alfa. Após emitir a radiação, ele notou que ela passava por algumas áreas do átomo e não por outras, o que o levou a crer que essa não era uma partícula maciça e portanto deveria ter uma região vazia onde os elétrons giram.
Embora esse estudo não tenha levado ao entendimento de como o átomo realmente é formado, - pois não teria como os elétrons "vagarem" ao redor do núcleo em uma área vazia sem serem atraídos pelo núcleo e se chocarem - esse modelo atômico foi fundamental para que outros cientistas, como Bohr, desenvolvessem novas teorias.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/43996269