Geografia, perguntado por gtav5gratis, 10 meses atrás

25 PONTOS: O clima monçônico é específico da região localizada entre a Ásia Central e o Sudeste Asiático, e tem como principal característica as fortes chuvas no verão.

As inundações causadas pelas chuvas de monção que nos últimos quatro dias atingiram o estado de Assam, nordeste da Índia, são as piores em a década. Autoridades afirmaram […], que 81 pessoas morreram e cerca de 2 milhões de moradores foram forçados a abandonar suas residências.

Os fatores associados à ocorrência do clima monçônico e às consequências para as sociedades são, respectivamente,



(A)
a diferença de pressão entre oceano e continente e as inundações.

(B)
a ação de correntes marítimas frias e os deslizamentos de terras.

(C)
a barreira de relevo do Himalaia bloqueando a umidade e o longo período de seca.

(D)
a massa Polar Atlântica que eleva a umidade e as enchentes.


Soluções para a tarefa

Respondido por dxath
19

Resposta:

(A)

a diferença de pressão entre oceano e continente e as inundações


pedrogoncalvesp78kca: Mano, tu é brabo dmskkjjjkkjj
Respondido por dmonteiroc2
7

Resposta:

LETRA A - a diferença de pressão entre oceano e continente e as inundações.

Explicação:

Clima monçônico ou clima tropical de monções é o fenômeno climatológico ocasionado pela diferença de temperatura e pressão do ar das regiões continentais e do oceano. Embora ocorra em outras partes do globo, é no sul e sudeste asiático que este clima tem suas características mais significativamente manifestadas. Tanto que a porção do continente asiático sob o domínio deste tipo de clima é também conhecida como Ásia de Monções.

Impactos do clima monçônico : Nas regiões rurais, as monções úmidas são comemoradas pelos agricultores que aguardam as fortes chuvas que faz com que os rios transbordem e alagam as planícies, que além de receber matéria orgânica em abundância, torna os terrenos alagados propícios ao cultivo do arroz.

Nas áreas urbanas, as chuvas intensas tornam-se um problema, pois provocam inundações, enchentes, deslizamentos de terras e perdas humanas, especialmente entre a população mais desfavorecida, que vive em áreas de risco nos grandes centros urbanos como encostas de rios, áreas de morros e com declividades incompatíveis com a estrutura das moradias.

Perguntas interessantes