Filosofia, perguntado por debora1407, 9 meses atrás

25. de que maneira o movimento romântico pode ser considerado uma reação ao Iluminismo? Quais são suas características gerais?

26. defina, caracterize e contextualize a doutrina filosófica do positivismo.
como se vincula a filosofia de Kant com o idealismo alemão?

27. em que diferem o “princípio criador” de Fichte e o “princípio único” de Schelling?

28. A dialética de Hegel não é um método ou uma forma de pensar a realidade, mas sim a expressão do movimento do real (o espírito) propriamente dito. Justifique essa afirmação.

29. segundo Hegel, compreender a dialética da realidade exige um trabalho árduo da razão, que deve se afastar do entendimento comum e se colocar no ponto de vista do absoluto.
a) em que se baseia essa afirmação?
b) A partir desse ponto de vista, como deveria se posicionar a filosofia para interpretar os
acontecimentos históricos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por edyedsonvictor1323
7

Resposta:

25) As principais características do movimento romântico são que os compositores deveriam ter originalidade ao compor suas obras e um virtuosismo, ou seja era aquele indivíduo com uma grande habilidade ao utilizar instrumentos musicais. Na pintura, havia um desejo de retorno à natureza, eram abordados temas que passassem emoção ao observador, além disso o artistas misturava o sublime com o grotesco. Cenas históricas também eram retratadas. No teatro, o romantismo estava presente ao trazer originalidade e abordagens de temáticas reais, retratando momentos da época em que os escritores teatrais viveram. O movimento romântico foi uma reação contra o classicismo e neoclassicismo.

26) O positivismo foi um modelo filosófico criado por Comte no século XIX para tentar organizar as ciências humanas seguindo o modelo objetivo das ciências exatas. Foi bastante influente no século XIX mas hoje é pouco aceita na Academia.

Surgiu em uma época de rápidas e grandes mudanças sociais, muitas delas impulsionadas pela tecnologia, durante a fase da expansão da industrialização pelo mundo, de modo que o contexto "de rápido progresso" influencia pesadamente os valores políticos (igualmente progressistas) adotados pelos positivistas.

27) O princípio criador de Fitchte nada mais é que o produto do indivíduo, ou seja, do eu que é criado pelo eu. Schelling apresenta as ideias do produto criador a partir dos níveis da natureza.

Fitchte desenvolveu algumas críticas ao longo de suas reflexões sobre a filosofia, vendo que a mesma deveria nascer de um principio único e superior.

Além disso, sua inovação partiu do princípio que consiste na modificação do eu penso de Kant em seu eu puro, como uma intuição intelectual, do eu prático que fundamenta o eu teórico e o eu puro, sendo a inteligência, como algo ativo e sem restrições do ser dependente.

28) Hegel entende a realidade como parte de um processo, onde o espírito se difere da matéria e essa é dinâmica e não estática.

A construção do conhecimento humano, parte do entendimento e questionamento como norte para a resolução das diversas problemáticas que nos cercam.

Por isso, tendo como base as reflexões de Hegel, aquilo que somos faz parte do processo filosófico de construção pessoal, ou seja, para ser mais exato, o desenvolvimento do sujeito parte de uma autoconsciência que é construída com o passar do tempo levando em consideração suas experiências.

29) a) Para Hegel (1770-1831), o ser humano é um sujeito passível ao aprendizado (ele aprende com o tempo). Nesta direção, o homem desenvolve o seu raciocínio ou pensamento com o passar dos tempos, de modo que ele possa compreender os aspectos sociais que estão ao seu redor.

b) A Filosofia tem o objetivo de encontrar a verdade dos fatos. Nesta lógica, a verdade dos fatos também pode ser considerada como verdade absoluta.

Espero ter ajudado!


edyedsonvictor1323: valeu por marcar como melhor! bjs
debora1407: demorou mais consegui, e dnd, valeu por ter me ajudado
edyedsonvictor1323: hahah] eu q agradeço
Perguntas interessantes