23No romance Quincas Borba, evidencia-se a manipulação a que Palha submete Rubiào, para melhor apropriar-se de seus bens, conforme se verifica ao longo da narrativa. Essa atitude já o indica como o tipo do arrivista, ou seja, alguém que quer vencer na vida (ou subir na escala social) a qualquer custo, mesmo em prejuízo de outrem. Considerando-se esses aspectos que caracterizam o tipo, configuram-se também como arrivistas as personagens citadas abaixo:A Leonardo [filho] (de Memórias de um sargento de milícias) e Paulo Honório (de São Bernardo). B Aurélia (de Senhora) e Leonardo [filho] (de Memórias de um sargento de milícias).C Sérgio (de O Ateneu) e Aurélia (de Senhora).D João Romào (de O cortico) e Paulo Honório (de São Bernardo).E Sérgio (de O Ateneu) e João Româo (de O cortico).
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta letra D
O personagem João Romão de O Cortiço é um exemplo de personagem da literatura que fez de tudo para enriquecer. No livro, João Romão foi construindo o cortiço, de forma bem simples coma ajuda de uma companheira, que trabalhava dia e note com ele. Essa negra, Bertoleza era uma escrava e ajudou o personagem João a ampliar consideravelmente seu cortiço e no fim foi traída pelo patrão.
No livro São Bernardo, o personagem Paulo Honório também faz sua riqueza através da obsessão, ele não tem escrúpulos e sacrifica aos outros para atender seus interesses.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás