23A afirmação "Peri tão pouco índio, é fato," justifica-se, principalmente, na medida em que, em OGuarani (1857),A a composição dessa personagem é feita segundo os cânones do movimento indianista romântico, marcadamente convencionais.B o autor, ainda romancista iniciante, desconhecia as técnicas de representação literária do homem selvagem.C essa personagem é constituída pela transposição, para a figura de um índio, das ideias da personagem Rastignaç, de Chateaubriand, autor que muito influenciou Alencar.D o índio alencarino é construído sobre os modelos nativistas firmados, no século XVIII, pelos poemas épicos Cartas chilenas e I-Juca Pirama.E essa personagem encarna o antilusitanismo que se expressa em cada detalhe da obra, e, não, o indígena real.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta letra A
O Guarani é uma obra de José de Alencar que se insere no contexto do movimento indianista. Alem do aspecto indianista, o livro aborda questões referentes ao nacionalismo romântico, com a figura idealizada do índio e apontado como herói nacional.
O personagem Peri é um índio que sempre cuida da personagem Ceci, moça branca, filha do fazendeiro dono do lugar.
O movimento indianista ocorreu em diversos momentos no Brasil, mas o contexto do livro "O Guarani" esta inserido no período do romantismo.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás