Português, perguntado por juliocpsouza5525, 11 meses atrás

23. (ITA) Assinale a seqüência sem erro de acentuação: a) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutu b) para (verbo), pelo (substantivo), averigúe, urutu c) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigüe, urutu d) pára (verbo), pelo (substantivo), averigüe, urutú e) para (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutú

Soluções para a tarefa

Respondido por yssaterra
16

Resposta:

Alternativa B

Explicação:

OS ACENTOS DAS PALAVRAS PARA E PELO FORAM ABOLIDOS DIANTE DA NOVA REGRA DE ACENTUAÇÃO, INCLUSIVE O TREMA DO U

Respondido por alissonsiv
1

De acordo com as regras de acentuação, a escrita correta destas palavras é: para, pelo, averigue e urutu.

Regras de acentuação

Para resolver o exercício devemos seguir as regras de acentuação da língua portuguesa.

Vamos observar a acentuação (ou a ausência dela) das palavras para, pelo, averigue e urutu.

  • Para

O verbo para é uma paroxítona (penúltima sílaba tônica) terminada em a. Não são acentuados paroxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ns).

  • Pelo

O substantivo pelo é uma paroxítona terminada em o. Não são acentuados paroxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ns).

Obs: pelo era acentuado antes da reforma ortográfica, pois acentuava-se palavras homógrafas, isso é, aquelas que possuíam mesma escrita porém significados diferentes, como em pelo (de animal, pelugem) e pelo (substantivo). Assim, escrevia-se pêlo, mas atualmente não é mais utilizado.

  • Averigue

A palavra averigue é uma paroxítona terminada em e. Não são acentuados paroxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ns).

  • Urutu

A palavra urutu é uma oxítona (sílaba tônica na última sílaba) terminada em u. Acentua-se somente oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ns).

Conclui-se, portanto, que a alternativa que não apresenta erro de acentuação é a que apresenta as palavras para, pelo, averigue e urutu.

⭐ Espero ter ajudado! ⭐

Veja mais sobre as regras de acentuação em:

https://brainly.com.br/tarefa/24319526

Anexos:
Perguntas interessantes