História, perguntado por craveiromonica14, 6 meses atrás

23) Ao final do século XIX, a dominação e a exploração assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas.

a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.

b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.

d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.

e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.​

Soluções para a tarefa

Respondido por natisantosv2
3

Resposta:

Letra B

Explicação:

A doutrina do Darwinismo Social, que considerava algumas “raças” inferiores e menos sofisticadas que outras, serviu de base para a ideologia imperialista europeia de fins do século XIX e início do século XX. As potências europeias lançaram-se à colonização dos continentes africano e asiático valendo-se do argumento de que levariam a “civilização” e o “progresso”, sobretudo tecnológico, a tais continentes.

Respondido por anageovana076
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes