23) Ao final do século XIX, a dominação e a exploração assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas.
a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.
b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.
e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.
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Resposta:
Letra B
Explicação:
A doutrina do Darwinismo Social, que considerava algumas “raças” inferiores e menos sofisticadas que outras, serviu de base para a ideologia imperialista europeia de fins do século XIX e início do século XX. As potências europeias lançaram-se à colonização dos continentes africano e asiático valendo-se do argumento de que levariam a “civilização” e o “progresso”, sobretudo tecnológico, a tais continentes.
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