23. A transmissão de energia elétrica desde a sua geração até as subestações nas grandes cidades, onde são distribuídas, é realizada por torres e cabos condutores de alta tensão. Estes cabos, no entanto, causam preocupação
por apresentarem tensão de 500 mil volts, por exemplo. Mas não seria viável transmitir energia em baixas tensões?
Por que a transmissão se dá nessa faixa de tensão? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A potência transmitida pelas linhas de transmissão é dada pelo produto entre a tensão de transmissão e a corrente da linha. Logo, considerando uma potência fixa, quanto maior a tensão menor será a corrente. Com isso, a bitola (diâmetro) do cabo utilizado pode ser menor, o que gera uma economia de material (quanto maior a bitola mais caro é o cabo), além de exigir menor esforço das estruturas de suporte (torres), uma vez que o peso também será reduzido. As linhas de transmissão possuem perdas por efeito Joule, que são diretamente proporcionais ao quadrado da corrente elétrica e diretamente proporcional à resistência da linha (P=R*I²). O aumento de tensão leva à diminuição da corrente, o que permite a redução destas perdas de transmissão.
Outro ponto importante é a queda de tensão entre o ponto de geração e o consumidor. A queda de tensão (produto R*I) é diminuída quando utiliza-se altas tensões de transmissão, uma vez que a corrente da linha é menor.