Biologia, perguntado por ShitNErd, 1 ano atrás

22. Alguns moluscos têm importância sanitária. Um exemplo comprovado é o do planorbídeo Biomphalaria glabrata, que está relacionado ao ciclo de uma doença que atinge os humanos. Por outro lado, ainda não foi comprovado se Acathina fulica está relacionada com a incidência de meningoencefalite. Este gastrópode foi introduzido no Brasil, sem estudos prévios, visando substituir com vantagens o “escargot” (molusco utilizado como alimento).   a) A qual doença os caramujos Biomphalaria estão relacionados? Qual o papel dos caramujos no ciclo desta doença? Em que ambiente ocorre a contaminação dos humanos?   b) Acathina fulica está aumentando rapidamente e está destruindo a vegetação de algumas regiões. Dê uma explicação possível, do ponto de vista ecológico, para esta proliferação.  

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
20
Uma das doenças relacionadas é a esquistossomose causada por um Trematódeo chamado Schitossoma Manssoni. O caramujo Biomphalária que-víve na água doce é o ospediro intermediário e o verme passa para o ser humano quando se banha em corregos, rios, lagoas etc... onde aja pouca correntesa e seja infestado por esse caramujos contaminados . No Brasil também é conhecida como Barríga-Dágua onde se aloja no estomago em pequenas veias do intestino e fígado este sujeito então libera suas féses que contem ovos que em contato com a a´gua libera as larvas chamadas Miracídios que nadam ate o caramujo e penetram o caramujo.
No caramujo as larvas crecen de 20 a 30 dias atingem a ultima fase do crecimento quando se denominan cercárias e saem do caramujo onde nadam ate um banhista proximo para parasitá-lo e o ciclo se repete...
Perguntas interessantes