21x−12y = 72; equação diofantinos
Soluções para a tarefa
As soluções inteiras dessa equação diofantina são:
Solução:
A equação diofantina 21x - 12y = 72 tem uma grande complexidade para resolver, pois a olho nu é quase impossível encontrar uma combinação de inteiros que ao substituir "x" e "y" torne verdadeira a igualdade de nossa equação, portanto, que encontrar apenas uma solução particular para nossa equação diofantina será bastante complexo, portanto devemos procurar outra maneira de resolver o problema.
Primeiramente, devemos verificar se a equação diofantina tem solução, para verificar se a equação diofantina tem solução, o máximo divisor comum dos termos e deve dividir o termo independente onde "" e “” são os coeficientes de ax + by = c.
Para calcular o máximo divisor comum entre a e b devemos usar o método do Algoritmo de Euclides (divisões sucessivas com quociente e resto).
- Extra: O número -12 não é levado em consideração, pois é um número negativo, portanto, levaremos em consideração sua contraparte positiva (valor absoluto).
Ao dividir o número 21 por 12 na calculadora podemos ver que esta divisão é inexata pois o resultado que obtemos é 1,75 não vamos levar em conta o 0,75 pois apenas 1 é levado em conta, se multiplicarmos o menor número que é 12 por 1 obtemos 12 e subtraindo o resultado pelo número 21 obtemos 9 como resultado, o resultado dessa subtração é o resto da divisão, portanto temos:
Vamos dividir o número 12 por 9, realizando esta operação em uma calculadora vamos obter como resultado aproximado o número 1,33 novamente fazemos o mesmo que fizemos antes, portanto não levamos em consideração o 0,33 e multiplicamos o número 1 por 9, o resultado é igual a 9 e será subtraído do número 12 e você obterá 3 como resultado, este é o restante da divisão.
Agora devemos dividir 9 por 3, essa operação é bem simples, você pode até fazer mentalmente se fizer essa divisão você obtém 3 como resultado e isso é óbvio já que 3x3 = 9 portanto a divisão é exata pois subtraindo 9 por 9 você obter 0. Portanto concluímos que o máximo divisor comum entre 12 e 21 é 3 agora verificando se 72 é divisível por 3 obteremos como resultado 24 portanto é uma divisão exata e assim concluímos que a equação diofantina tem solução.
Se uma equação diofantina tem uma solução, ela necessariamente tem infinitas soluções e todas são da forma:
Deve-se esclarecer que "d" é o máximo divisor comum entre "a" e "b" enquanto e é a solução particular da equação diofantina. As soluções particulares são únicas, portanto, nossa equação diofantina tem apenas uma solução particular.
Para encontrar a solução particular de uma equação diofantina, deve-se aplicar a identidade de Bézout, a identidade de Bézout ou é um teorema elementar das teorias dos números que afirma que se a e b são inteiros não nulos com máximo divisor comum d, então existem inteiros x e y tais que ax + by = d. Portanto, devemos resolver a seguinte equação para obter a solução particular de nossa equação diofantina:
Para encontrar as soluções da equação (III) vamos usar contra nós os resultados das expressões (I) e (II), primeiro vamos despejar o resto na expressão (II), desta forma temos:
Vamos a despejar o resto na expressão (I) e vamos substituí-lo na equação (IV) de tal forma que obtemos:
Observe que a equação (V) é idêntica à equação (III) apenas com a diferença de que os valores de "x" e "y" já estão calculados. Portanto temos que:
Para encontrar a solução particular da nossa equação diofantina devemos multiplicar a equação (VI) por 3 já que 3x24=72 (ambas as partes devem ser multiplicadas para não alterar nossa igualdade). Portanto, podemos verificar que a solução particular da nossa equação diofantina é:
As soluções particulares para nossa equação diofantina são -24 e -48. Portanto, todas as soluções para nossa equação diofantina são dadas pelas expressões:
Todos os valores possíveis para x e y estão acima em função de k.