História, perguntado por aliceoliveirape3277, 11 meses atrás

"218- Se um médico trata alguém de uma grave ferida com a lanceta de bronze e o mata ou lhe abre uma incisão com a lanceta de bronze e o olho fica perdido, se lhe deverão cortar as mãos; 219- Se o médico trata o escravo de um liberto de uma ferida grave com a lanceta de bronze e o mata, deverá dar escravo por escravo; 2 2 0 2 Se ele abre a sua incisão com a lanceta de bronze e o olho fica perdido, deverá pagar metade de seu preço."O Código de H am urábi é o co n ju n to de leis m ais com p leto da A ntiguidade que se con h ece. Esse d ocu m entoa) possibilitava a a scen são social dos escravos.b) esta b e le cia rem u n eração segundo a Lei de Talião.c) garantia a igualdade ju ríd ica en tre escravos e libertos.d) d eterm in av a p enas e rem u n eração com b ase n a posição social,e) privilegiava os m éd icos, a cla sse m ais im p ortan te en tre os súditos do rei.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
8
Olá!

a) errado, pois o conjunto de leis abordadas não possuíam a intenção de proporcionar mobilidade social para os escravos.

c) errado, uma vez que o a legislação do enunciado não faz referência a igualdade social dos escravos, visto que se um morrer, poderá ser substituído por outro, nas palavras do próprio código.

d) errado, porque a lei não fala apenas de remuneração, fala principalmente de retaliação.

Portanto, a resposta correta é:

B)
as leis deste conjunto formam o Código de Hamurabi, o qual fazia uso do Princípio de Talião, que em outras palavras, pode ser explicado como o princípio da retaliação. "Olho por olho, dente por dente" é uma frase que exprime a ideia do código e ficou mundialmente famosa.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes