2°questão As expressões a seguir são usadas para definir as características do sistema de Poder da primeira república. Explique o significado de cada uma delas.
A)República oligárquica
B)política dos governadores
C) política do café-com-leite
D)coronelismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
República oligárquica:
A República Oligárquica foi uma fase da divisão que ocorreu durante a República Velha. Nesse momento, o país esteve sob o comando das grandes elites agrárias, na época, representada pelos produtores rurais dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
política dos governadores:
Denominada "política dos governadores", significou, na prática, que o governo central deveria respeitar as decisões dos partidos que mantinham o poder em cada estado, desde que estes elegessem bancadas no Congresso absolutamente fiéis ao presidente da República.
política do café-com-leite:
Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo — com grande produção de café — e Minas Gerais — produtor de leite e maior polo eleitoral do país de então —, impedindo que o principal cargo do Poder Executivo fosse ocupado por representante dos interesses de outros estados economicamente importantes à época, como Rio Grande do Sul e Pernambuco. Essa política perdurou até a Revolução de 1930.
coronelismo:
Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público — o Estado —, e tendo como caracteres secundários o mandonismo, o filhotismo (ou apadrinhamento), a fraude eleitoral e a desorganização dos serviços públicos — e abrange todo o sistema político do país, durante a República Velha.