Lógica, perguntado por patynho, 10 meses atrás

(20 pts) Alguém me ajuda...
O que é comunismo?
Nunca entendi direito, podem me explicar de um jeito simples? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Olá, não tem como explicar de uma forma simples e direta. Existem várias definições e correntes acerca do comunismo. Talvez a mais conhecida seja os trabalhos de Karl Marx. É exatamente por conta desse autor que hoje temos uma visão um pouco distorcida do comunismo, pois a ideologia de Marx é vista com um certo olhar um pouco preconceituoso...

Bem essa é um longa história, normalmente estudamos por 5 anos Ciências Econômicas e em muitas universidades, os trabalhos de Marx são mencionados durante todo esse período. No final, você conclui que ainda não entendeu o que é comunismo dado a natureza da explicação, seja na economia política ou sociologia.

Uma definição simples:

Imagina o Capitalismo. A principal questão do capitalismo é o trabalho assalariado, é o que diferencia dos demais sistemas de produção. O trabalho assalariado divide a sociedade em duas classes: àqueles que detêm a força de trabalho e os que possuem o capital. Por que é assim? Uma boa pergunta... Para responder vai existir duas correntes: Um mais capitalista e outra mais socialista... Mas, não vem ao caso.

Nessa sociedade, existe um confronto entre os que detêm a força de trabalho e os que detêm o capital. Seria o choque dessas duas classes que levaria a sociedade a uma revolução, a revolução do proletariado, o trabalhador. Essa revolução levaria ao socialismo, etapa superior à superação do capitalismo. Depois disso, teríamos o comunismo.

Vale uma pequena distinção entre socialismo e comunismo. Já disse que o socialismo é uma etapa que precede o comunismo. Além disso, no socialismo o Estado (que não deve interferir no mercado no sistema capitalista) deve ser conduzido pelos trabalhadores e ditar as regras sociais, o que chamamos de economia planificada.

Já no comunismo, não haveria classes, não haveria a propriedade privada, e todos os cidadãos seriam iguais. Até mesmo o Estado não existiria. Nesse sistema, o trabalhador seria dono da força de trabalho e do capital.

Uma questão: Fala-se muito em países comunistas, a história não experimentou esse modo de produção. O que se vivenciou em alguns países foi o socialismo. Tecnicamente, uma economia planificada ou planejada pelo Estado.

Perguntas interessantes