História, perguntado por arrudajamillysilva, 8 meses atrás

20 PONTOS PARA QUEM RESPONDER

Leia o texto a seguir:

— A cidade natal de Maomé tornou-se para os muçulmanos o que Jerusalém era para os cristãos. Para lá começaram a dirigir-se peregrinos — e até hoje todo muçulmano, pelo menos uma vez na vida, há de ir a Meca. E onde quer que esteja, faz sempre as suas orações com o rosto voltado para os lados de Meca.

As igrejas deles chamam-se mesquitas. Mas não rezam só nas mesquitas. Rezam 5 vezes por dia onde quer que estejam. Há nas mesquitas umas torres chamadas minaretes, onde uma espécie de sacerdotes, chamados muezins, sobem a certas horas para gritar ao povo: “Só há um Deus, que é Alá. Rezai, rezai!” Ao ouvirem isso, os muçulmanos largam do que estão fazendo e, seja em casa ou na rua, ajoelham-se com o rosto dirigido para os lados de Meca e oram, de cabeça inclinada para o chão. Muitos andam com um tapetinho enrolado — tapete de rezar — que estendem por terra cada vez que soa a voz do muezim. Essa religião cresceu rápido.

LOBATO, Monteiro. Histórias do mundo para crianças. São Paulo: Brasiliense, 1995. Adaptado.

Considerando o que você estudou sobre a Civilização Árabe e o Islamismo, é correto afirmar que:

a- as palavras que os muezins gritam ao povo nas horas de oração demonstram que a religião islâmica é monoteísta, e a explicação para o crescimento rápido da religião foi a adesão de muitos habitantes da península Arábica e das regiões que foram conquistadas pelos árabes.

b- as torres chamadas minaretes foram copiadas das igrejas cristãs do Ocidente, assim como a prática de orar cinco vezes por dia, presente na Europa feudal.

c- a religião islâmica cresceu rápido, porque os cristãos estavam decepcionados com os abusos da Igreja católica e procuravam outra religião.

d- a comparação entre Meca e Jerusalém, feita pelo autor do fragmento, não faz nenhum sentido porque Jerusalém não tem importância simbólica para os cristãos, uma vez que Jesus nasceu em Belém.

Soluções para a tarefa

Respondido por MarianaMayumi
0

Resposta:

A) Sim, está afirmação está correta, pois a frase que dizem é: "Só há um Deus, que é Alá. Rezai, rezai! ", como na frase mesmo já diz só há um Deus para eles, então eles praticam uma religião monoteísta. E também porque os árabes conquistaram a maior parte do territória do oriente médio, por isso essa religião cresceu muitos nos últimos tempos.

B) Essa afirmação está errada, pois a igreja na Europa não existias torres para orar e os camponeses na época do feudalismo não oravam 5 vezes ao dia.

C) Essa afirmação está errada, pois o crescimento dos muçulmanos se deu porque há uma alta taxa de natalidade porque os muçulmanos tem mais filhos. O crescimento também é impulsionado pelo fato de ter a maior média de jovem dos grupos religiosos.

D) Essa afirmação está errada, pois Jerusalém é a cidade mais importante para os cristãos porque lá foi o lugar onde Jesus foi crucificado.

Perguntas interessantes