20 PONTOS No mundo natural, a formação de frutos nas plantas depende diretamente da polinização. Porém, em algumas espécies, pode haver a pulverização com hormônios vegetais para induzir a formação do fruto. Nesses casos, não é necessária que haja a polinização. Tendo em vista as duas situações de produção do fruto, a diferença entre um fruto resultante da polinização e um fruto gerado a partir da aplicação de hormônios, é: * a)O fruto gerado pela polinização é partenocárpico, ao passo que o fruto desenvolvido por indução hormonal apresenta sementes. b)O fruto gerado pela polinização é desenvolvido a partir do ovário da flor, já o fruto gerado por indução hormonal é desenvolvido a partir do pedúnculo. c)O fruto gerado pela polinização é desenvolvido a partir do pedúnculo, já o fruto gerado por indução hormonal é desenvolvido a partir do ovário da flor. d)O processo de polinização produz frutos sem que haja a fecundação, já o processo de indução hormonal produz frutos a partir da fecundação. e)O fruto gerado pela polinização apresenta sementes, ao passo que o fruto desenvolvido por indução hormonal é partenocárpico.
Soluções para a tarefa
a) O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal.
Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.
Fruto
É a parte do vegetal oriunda do desenvolvimento do ovário e que tem como função proteger e cobrir as sementes.
Fruta
Não possui um significado botânico, mas sim popular e refere-se a parte suculenta, adocicada e comestível do vegetal, não necessariamente descendendo do ovário.
Portanto, nem toda fruta é um fruto, como por exemplo, a maçã e o caju que são os chamados pseudofrutos. E também nem todo fruto é considerado uma fruta, como o caso do tomate que não é chamado de fruta, embora seja formado a partir dela
b) As angiospermas são plantas que possuem as sementes protegidas pelo fruto, é o grupo com maior número de espécies - mais de 250 mil - e o termo angio significa vaso, enquanto esperma quer dizer semente. Em conjunto com as gimnospermas, formam um grupo de plantas fanerógamas (fânero = “visível”; gamos = “casamento”), ou seja, são plantas que possuem órgãos reprodutores facilmente observáveis.
C)As angiospermas são plantas que se caracterizam por apresentar flor e fruto. Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.000 espécies diferentes. Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.
D) Após a polinização e a fecundação, a flor sofre uma modificação extraordinária. De todos os componentes que foram vistos anteriormente, acabam sobrando apenas o pedúnculo e o ovário. Todo o restante degenera.
E)Nos pseudofrutos, a porção comestível não corresponde ao ovário desenvolvido.
No caju, ocorre hipertrofia do pedúnculo floral. Na maça, na pêra e no morango, é o receptáculo floral que se desenvolve.
Assim, ao comer a polpa de um abacate ou de uma manga, você está se alimentando do fruto verdadeiro. No entanto, ao saborear um caju ou uma maça, você está mastigando o pseudofruto.