História, perguntado por brendagyt123, 1 ano atrás

(20 pontos) Falem sobre a briga dos sunitas e xiitas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rosannach
5
Sunitas e xiitas são duas correntes rivais do Islã e inimigos há séculos. O Iraque já teve vários conflitos e atentados envolvendo extremistas desses dois grupos.

Sunitas: É o nome dado aos adeptos da corrente majoritária do islamismo. Constituem maioria em quase todos os países muçulmanos, menos Irã e Iraque.
Os sunitas teriam uma interpretação mais flexível dos textos sagrados e adaptariam sua crença ao tempo em que vivem. Sua ação política e religiosa é marcada pela conciliação e pragmatismo, com o diálogo entre povos e religiões. Porém, os sunitas do Estado Islâmico são radicais e têm adotado uma conduta violenta no conflito

Xiitas: A minoria xiita acredita que a adoção de princípios rígidos na vida garantiria o retorno do último descendente direto de Maomé para governar a humanidade.

A rivalidade entre sunitas e xiitas tem origem na disputa sucessória após a morte de Maomé (632 d.C.). Os sunitas reconhecem somente a ascensão de líderes religiosos escolhidos pela população islâmica.

Já os xiitas acreditam que somente descendentes do profeta Maomé podem ser líderes legítimos do islamismo. O governo do Iraque é xiita, e a maioria da população do país também.

No conflito entre sunitas e xiitas, a dimensão religiosa é um pretexto para uma luta política. O conflito nasceu logo após a morte de Maomé (em 632). No seu discurso de despedida, em Ghadîr Khomm, Maomé teria desejado como seu sucessor no comando o seu genro Ali. Mas, em vez dele, ficou Abu Bakhr, o pai de Fátima a esposa de Maomé, que era de outra tribo. Depois houve outros dois califas, Omar Ibn al-Khattâb e Uthman Ibn ‘Affaân. Os xiitas são aqueles que defendem a linha do poder de Ali e da família do profeta. Assim, desde a origem o conflito é de natureza étnica e de direito quase familiar.

A oposição tribal, étnico-política permanecerá para sempre. Este conflito é mais áspero inclusive que o ódio entre os Palestinos e os Israelitas. O conflito na Síria é fruto desta ferida, porque ali o xiismo está no poder e uma maioria sunita é excluída dele.





Perguntas interessantes