20 pontos :)
Em complementação a sua teoria, August Arrhenius elaborou a regra de reação ácido-base entre si. Assinale abaixo a alternativa que a representa.
a)
( ) Ácido + Base H2O + X(OH)n
b)
( ) Ácido + Base H2O + OH
c)
( ) Ácido + Base H2O + SAL
d)
( ) Ácido + Base OH+ + SAL
e)
( ) Ácido + Base OH- + H2O
Soluções para a tarefa
Resposta:
reposta da letra a) he0
Explicação:
Existem várias teorias que tentam explicar o comportamento dos ácidos e das bases, baseando-se em algum princípio geral. Entre elas, iremos considerar três que surgiram no século XX e, cronologicamente, na seguinte ordem: teoria de Arrhenius (1887), de Brønsted-Lowry ou teoria protônica (1923) e de Lewis ou teoria eletrônica (1923).
1. Teoria ácido-base de Arrhenius (1887):
Svante August Arrhenius
Svante August Arrhenius
O químico sueco Svante August Arrhenius realizou experimentos que testavam a condutividade elétrica em solução e verificou que determinadas substâncias sofriam ionização (reagiam com a água e formavam íons) ou dissociação iônica (íons já existentes eram separados pela ação da água) e conduziam corrente elétrica.
Ao analisar os tipos de íons que tais substâncias formavam em água, ele notou que algumas produziam o mesmo tipo de cátion, outras produziam o mesmo tipo de ânion e, por essa razão, possuíam propriedades muito parecidas, podendo ser agrupadas. Desse modo, surgiu o seu conceito de ácido e base:
Ácido é toda substância que em água produz como cátion somente H+, e base é aquela que produz como ânion somente OH–.