20 PONTOS!(COM RESPOSTA JUSTIFICADA)Os antigos gregos, em geral, valorizavam as habilidades militares. Entretanto, foram os espartanos que se destacaram como guerreiros, principalmente no Período Clássico.
A cavalaria era recrutada entre os cidadãos mais ricos, que podiam possuir cavalos [...]. Mas o principal tipo de soldado era o hoplita, que provinha das camadas médias e tinha meios de se equipar com escudo e couraça. [...]
A peculiar cultura espartana era altamente militarizada e coletivista: os homens viviam em quartéis e passavam por um treinamento extremamente rigoroso: a agoge.
NEWARK, Tim (org.). História Ilustrada da Guerra. São Paulo: Publifolha, 2011, p. 26.
Em Esparta, a responsabilidade militar era função
(A)
do exército profissional, contratado pelo governo da pólis.
(B)
de todos os cidadãos, que voluntariamente recebiam o treinamento militar.
(C)
de todos os cidadãos que tivessem condições de comprar seu próprio equipamento.
(D)
do exército espartano, que assumiu a defesa de toda Grécia.
Qual a afirmativa esta correta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
A resposta é a B. Porém não eram todos os cidadãos. Os cidadãos que recebiam treinamento militar eram apenas os Espartanos, que eram a parte da sociedade que descendia dos dórios e que eram os grandes donos de terras. Já os Periecos (pessoas que viviam nas periferias das cidades e se dedicavam ao comércio) e os Hilotas (pessoas que faziam parte de povos conquistados pelos espartanos e que se dedicavam à agricultura) não recebiam treinamento militar. Além disso, só os espartanos homens que não nasciam deformados recebiam treinamento militar.
Perguntas interessantes