História, perguntado por 007goldeneyeN64, 10 meses atrás

20 PONTOS

1. O pensador iluminista Montesquieu escreveu:

[...] tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares.


A) o que ele critica neste trecho?

B) que teoria os estadunidenses Alex Hamilton e James Madison formularam a partir dessa crítica de Montesquieu?
explique


Me ajudem pfv preciso disto para amanha me ajudem pfv​

Soluções para a tarefa

Respondido por ketlynvargas
241

Resposta:

A - Montesquieu critica o Absolutismo como forma de governo, vendo como uma verdadeira tragédia que uma só pessoa possa propor, impor e julgar as leis, o que a torna tão poderosa que outros grupos políticos ficam oprimidos.

B - Montesquieu formulou a teoria da Tripartição dos Poderes, dividindo-os em Executivo (quem põem as leis em prática), Legislativo (que cria as leis) e Judiciário (que julga se as leis foram ou não cumpridas), de modo a coibir esta forma tirânica de poucos imporem a vontade sobre muitos.

Respondido por EduardoPLopes
13

A - Critica o Absolutismo enquanto modelo político. B - Hamilton e Madison, tomando por base as ideias de Montesquieu, criaram a teoria da Tripartição dos Poderes.

O que é a teoria da tripartição dos poderes?

É a ideia de que as funções políticas de criar as leis, de julgar se foram cumpridas  e colocá-las em prática por meio da administração do Estado deveriam ser separadas, de modo a não serem exercidas todas em conjunto pela mesma pessoa ou grupo mais sim em separado por diferentes pessoas e grupos sociais.

Esta ideia surgiu no contexto das Monarquias Absolutistas europeias, tendo sido uma ideia crítica deste modelo, e foi uma das posições políticas mais comumente defendidas pelos pensadores iluministas.

Mais sobre a divisão dos poderes em:

https://brainly.com.br/tarefa/24875013

Anexos:
Perguntas interessantes