2°) O racionalismo e o Empirismo são duas escolas de pensamentos que buscaram explicar
como o ser humano pode conhecer. Explique a diferença entre ambas escolas
Soluções para a tarefa
O Racionalismo e o Empirismo são teorias que tentam explicar como o ser humano obtêm todo o seu conhecimento. Ambas são completamente opostos e por isso é necessário entender suas diferenças.
Empirismo
O empirismo afirma que o conhecimento vem a partir da experiência, os sentidos são responsáveis por apresentar o conhecimento verdadeiro. Desse modo, não há ideias inatas, pois se houvessem muitas crianças já haveriam uma ideia concreta sobre muitas coisas, o que nem sempre acontece.
Um dos grandes defensores dessa corrente é o filósofo John Locke que afirma que:
- Sensação é a fonte do conhecimento;
- Reflexão é a análise das sensações, sendo reponsável por criar as ideias e consequentemente alcançar o conhecimento verdadeiro.
Locke ainda afirmar que a mente humana é como uma tábula rasa que passa a ser preenchida conforme as experiências presenciadas.
Uma tese que pode ser utilizada para defender esse pensamento é: é possível imaginar um gosto que jamais passou pelo paladar? Ou até mesmo um aroma que nunca passou pelo olfato?
Racionalismo
O Racionalismo acredita que as ideias são inatas e somente a razão é a fonte do conhecimento verdadeiro.
Através do processo dedutivo se encontra as verdades universais. Isso é, não é necessário os sentidos para criar uma verdade, exemplo: 2 + 2 = 4 e isso é incontestável.
O grande defensor do racionalismo foi René Descartes que possui a famosa frase "Penso, logo existo" que conclui de forma absoluta sua primeira certeza: sua existência. Ele chegou a essa conclusão com a seguinte linha de pensamento:
- É possível duvidar de tudo;
- Quando se duvida de tudo, duvida-se de si mesmo;
- Quando duvida de si mesmo, o ser está pensando;
- Se o ser pensa, ele existe.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível concluir que a principal diferença entre os pensamentos estão em:
- Racionalismo acredita que a razão é a fonte do conhecimento. Em contrapartida, o empirismo afirmar que os sentidos é que nos permite conhecer;
- Racionalismo acredita em ideias inatas, mas o empirismo não.
Aprofunde seu conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/136963
https://brainly.com.br/tarefa/20044096