Português, perguntado por Schulerchaid, 10 meses atrás

20 linhas sobre a desigualdade social

Soluções para a tarefa

Respondido por anaridilinda
28

Resposta:

A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população. Isso decorre da falta de acesso à educação de qualidade e a dificuldade de acesso aos serviços básicos (como saúde), por exemplo. Logo, é possível de ser percebido, sobretudo, por meio do desemprego e da violência. Tendo isso em vista, a proposta do Banco de Redações para o mês de Setembro é que você desenvolva uma redação sobre este tema: "A desigualdade social no Brasil: causas e consequências".

Para satisfazer a proposta de redação do mês de setembro, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e apresentando uma proposta de intervenção. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea.

"A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante."

Explicação:

Respondido por yuri14rodrigues
1

A desigualdade social infelizmente se trata de uma realidade facilmente observável, sobretudo dentro do cenário brasileiro, onde existem famílias com grandes riquezas e poderes aquisitivos, enquanto que outras estão na linha da miséria e também da pobreza.

Aspectos gerais da desigualdade social

Quando um indivíduo não recebe o amparo necessário do Estado ou sua família não é tradicionalmente detentora de algo que retém dinheiro, ele se encontra em uma desigualdade, se comparado a determinados indivíduos.

A desigualdade social no Brasil infelizmente é uma realidade, e podemos observar isso na discrepância entre diversas condições de vida.

A desigualdade social também acaba gerando uma triste consequência, que é a aparição da violência não somente nos grandes centros urbanos mas também nos interiores e em regiões da periferia, gerando um tipo de caos generalizado.

Cabe ao Estado e as grandes empresas estatais gerarem mais empregos e oportunidades de vida para solucionar este caso.

Veja mais sobre a desigualdade social em brainly.com.br/tarefa/47934072

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes