História, perguntado por olivemiguel21, 7 meses atrás

20) Há milhares de anos atrás, quando os primeiros seres humanos
chegaram ao território que hoje chamamos de Brasil, havia aqui animais
enormes, os representantes da denominada megafauna. Esses animais
foram aos poucos sendo extintos e desapareceram da natureza.
Assinale abaixo o único animal que NÃO representa essa megafauna da
"pré-história" brasileira:
a) Tigre-dentes-de-sabre
b) Preguiça Gigante
c) Tiranossauro Rex
d) Tatu Gigante
Brasil
3
3​

Soluções para a tarefa

Respondido por 1200132
0

Resposta:

Para estudar e compreender a longa história da terra, marcada por grandes mudanças e acontecimentos, dividiu-se o tempo em eras geológicas. Foram criadas quatro eras geológicas, que são: Pré-Cambriana (a mais antiga), Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica (a mais recente). A era Cenozoica é dividida ainda em dois períodos, o Terciário e o Quaternário. O período Quaternário por sua vez é dividido em duas épocas, o Pleistoceno e o Holoceno.[6]

Figura 2: Fósseis de foraminíferos, utilizado em pesquisas paleontológicas.

Dessa maneira o Pleistoceno foi uma época do período Quaternário, entre 1,8 milhão a 11.000 de anos atrás.[7]Existia uma enorme diversidade de fantásticos animais gigantes que viveram nesta época, e atualmente encontram-se quase que completamente extintos. Porém, muitas espécies que viveram nessa época, podem ser encontradas até os dias atuais.

Essa época foi marcada por grandes variações climáticas, compostas de períodos glaciais, quando a temperatura da terra caía e as zonas temperadas do globo eram totalmente cobertas por geleiras, e por períodos interglaciais, quando a temperatura se elevava e as geleiras recuavam. Foi durante o pleistoceno que ocorreram os episódios mais recentes de glaciações, ou de idades de gelo.[7] Seria por essa razão, a grande variação da temperatura, que a maioria dos grandes mamíferos se extinguiu até o final do Pleistoceno?

Ao que tudo indica essa já é uma hipótese negada. Pois através de estudos morfológicos e descobertas fósseis, sabe-se que esses animais eram adaptados a viver em ambientes com temperaturas baixas, pois apresentavam grossa camada de pelos e gordura. Durante todo o Pleistoceno, foram então capazes a resistir a diversas mudanças climáticas.[7] Por essa razão os cientistas começaram a se indagar sobre o que poderia realmente ter provocado a extinção dessas criaturas maravilhosas. Será então que foi por causa do grande aumento na temperatura no final da última glaciação que marca o início do Holoceno? Será que foi por causa da chegada dos seres humanos? Mas será que esses seres humanos pré-históricos seriam tão capacitados assim ao ponto de extinguir animais gigantes? Será que foi devido a alguma doença que se alastrou por todas essas espécies? Ou será que foi devido a um conjunto de todos esses fatores?

Dessa maneira, a fim de responder a todas essas perguntas e possivelmente conseguir prever as alterações climáticas que ainda irão ocorrer no futuro do planeta terra, vários paleontólogos estudam os ricos e abundantes fósseis pleistocênicos como diatomáceas, foraminíferos e polens que são muito abundantes e informativos sobre o paleoclima.

Perguntas interessantes