20 gramas de gás oxigênio, está armazenada em um balão de 20L, à temperatura de 27 °C e pressão de 4 atm. Passando esse gás para um reservatório de 60L, à pressão de 4atm, podemos afirmar que no novo reservatório:
A)a temperatura absoluta ficou reduzida a 1/3 da inicial.
B)a temperatura em °C triplicou o seu valor inicial.
C)a temperatura em °C ficou reduzida a 1/3 de seu valor inicial.
D)a temperatura absoluta triplicou seu valor inicial
E)a temperatura absoluta ficou reduzida de 1/3 da inicial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D.
Explicação:
Essa questão é aquela típica de transformação dos gases, que usa aquela equação P.V/T (inicial)=P.V/T(final). Logo, só precisamos substituir os valores que ele deu na fórmula e calcular o que está faltando o que ele não deu, que nesse caso foi a temperatura final, porém se atentando as unidades de medida, principalmente, a temperatura de °C e Kelvin, que é o que eles pegam mais no pé.
Veja como ficou o cálculo:
Primeiro temos que sempre transformar a temperatura de °C para K, logo só é somar a temperatura em Celsius que temos com 273 e estará em Kelvin, o resultado da 300.
Temos, então:
4.20/300=4.60/K(temperatura em Kelvin)
K=900.
Logo, deduzimos facilmente que a temperatura inicial triplicou, porém fiquemos atentos que não se trata da temperatura em Celsius e sim em Kelvin, é tanto, que se formos fazer a conta transformando para °C a temperatura final dará 627°, e sabendo que a temperatura em °C inicial foi 27° ele muito mais que triplicou, por isso, que a letra ''B'' está errada. Portanto, está correta a alternativa ''D''.