Português, perguntado por bernardoedmundo55, 10 meses atrás

20 de julho Deixei o leito as 4 horas para escrever. Abri a porta e contemplei o céu estrelado. Quando o astro-rei começou a despontar eu fui buscar água. Tive sorte! As mulheres não estavam na torneira. Enchi minha lata e zarpei. (...) Fui no Arnaldo buscar o leite e o pão. Quando retornava encontrei o senhor Ismael com uma faca de 30 centimetros mais ou menos. Disse-me que estava a espera do Biniditino e do Miguel para matá-los, que eles lhe expancaram quando ele estava embriagado.

Lhe aconselhei a não brigar, que o crime não trás vantagens a ninguém, apenas deturpa a vida. Senti o cheiro do álcool, disisti. Sei que os ébrios não atende. O senhor Ismael quando está alcoolizado demonstra sua sapiência. Já foi telegrafista. E do Circulo Exoterico. Tem conhecimentos bíblicos, gosta de dar conselhos. Mas não tem valor. Deixou o álcool lhe dominar, embora seu conselho seja útil para os que gostam de levar vida decente.

DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada.

A literatura de Carolina Maria de Jesus apresenta a realidade de uma mulher que é mãe solteira e pertence a uma classe social baixa.

Evidencia-se, quanto ao conceito de variedades linguísticas, que a personagem tem em seu discurso:

a)alto domínio da variedade padrão da língua, conhecida como norma-padrão, que se evidencia pelo bom emprego das regras gramaticais estabelecidas pela gramática normativa.

b)baixo domínio da variedade social, que, no texto, é evidenciada pelo emprego recorrente de gírias.

c)o emprego da variedade regional ou geográfica da língua, marcada pelo falar do interior característico da narradora.

d)desvios da variedade padrão da língua, que se evidencia por não seguir regras estabelecidas pela gramática normativa como necessárias para o emprego da norma padrão.

e)emprego da variedade histórica, na qual se evidencia o processo de mudanças linguísticas, que destaca as modificações de palavras ao longo dos anos.

Soluções para a tarefa

Respondido por hosniklatino
2

Resposta:

a)

Explicação:

pois no texto a personagem nao fala uma linguagem informal, mas sim uma linguagem formal e mais limpa sem girias.

Perguntas interessantes