20 curiosidades sobre hereditáriedade
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Apesar de hoje ser bem estabelecido como o material genético é herdado, a hereditariedade não foi sempre compreendida de forma adequada.
2 - Nos seres humanos, a transmissão de características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas.
3 - Os eventos biológicos hereditários podem ser classificados em dois tipos: Hereditariedade específica e Hereditariedade individual.
4 - A hereditariedade pode ser definida como a transmissão de caracteres de uma geração à outra.
5 - Durante muito tempo não se sabia ao certo como esse mecanismo ocorria e muitas teorias surgiram a respeito.
6 - Os princípios básicos da hereditariedade foram descobertos pelo monge austríaco Gregor Mendel.
7 - A transmissão dos genes depende do processo de duplicação do DNA. Esse processo ocorre por meio da mitose, em organismos que apresentam reprodução assexuada, e da meiose, em organismos com reprodução sexuada.
8 - hereditariedade é um dos conceitos mais básicos da Genética.
9 - pode permanecer inativa de uma geração para a outra.
10 - A hereditariedade específica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie.
11 - A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que atuam sobre os traços e características próprias do indivíduo que o torna um ser diferente de todos os outros, assim fazendo com que os filhos tenham características de seus pais.
12 - Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. Contudo, entre indivíduos de uma espécie é possível observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.
13 - Gregor Mendel descobriu os princípios básicos através da realização de experimentos com o cruzamento de diversas variedades de ervilhas e análise de diversas gerações de descendentes.
14 - Coloração dos olhos, coloração da pele, coloração de fios capilares, formato capilar, DNA, doenças, aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos são exemplos de características hereditárias.
15 - Os genes, meios fundamentais para as etapas da hereditariedade, são formados por uma rede de nucleotídeos dentro do cromossomo, que é uma longa sequência de DNA. Como também são compostos por RNA (ácido ribonucleico), possibilitam a codificação das cadeias polipeptídicas – união de aminoácidos para produção de proteínas.
16 - Para o pleno funcionamento dessa estrutura precisa-se dos genes – pedaço do DNA (ácido desoxirribonucleico) que abriga as informações genéticas.
17 - O conceito de hereditariedade engloba duas observações: a constância de uma espécie e a variação entre indivíduos dentro de uma espécie.
18- Um importante fator hereditário tem a ver com um hormônio chamado homocisteína.
19- Envolve processos genéticos, uma vez que o meio de transmissão das informações de um indivíduo a outro é o gene.
20 - Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; princípio básico.