História, perguntado por agatharegis3, 10 meses atrás

20 Coriosidade sobre dom Quixate​

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliaaugustinho
1

Resposta:

Explicação:

1) O título original da obra é “El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha”, no Brasil: “Dom Quixote de La Mancha”

2) A obra teve sua primeira edição publicada em 1605, na cidade de Madri.

3) O autor Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616) é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial, tendo o livro “Dom Quixote” sendo considerado por muitos como o primeiro romance moderno.

4) A narrativa se desenvolve a partir de um morador de uma fazenda de La Mancha que se dedicava à leitura e, certo dia, começa a viver episódios de loucura, se autodenominando um cavaleiro, Dom Quixote. A partir de seus devaneios, ele sai em busca de aventuras, como a clássica cena em que ele se depara com moinhos de vento e pensa que são gigantes ameaçadores. Em diversos episódios tentam levar tal homem de volta para casa para que trate de sua loucura, mas Dom Quixote sempre arrumava um jeito de retornar com suas andanças para cumprir sua missão de defender a pátria como um legítimo cavaleiro.

5) A história de Dom Quixote é dividida em 126 capítulos, com duas partes: a primeira lançada em 1605 e a outra em 1615.

6) O pintor brasileiro Cândido Portinari produziu uma série de desenhos em lápis de cor inspirada em Dom Quixote.

7) Sua contribuição para a língua castelhana é tamanha, pois foi um dos primeiros das línguas europeias modernas e é considerado por muitos o expoente máximo da literatura espanhola.

8) Em 1777 a coroa espanhola patrocinou uma edição revisada em quatro volumes a cargo de Joaquín Ibarra, com tiragem inicial de 1600 exemplares.

9) Através da história de Dom Quixote, Cervantes pretendia fazer uma paródia dos livros de cavalaria de seu tempo, bastante lidos durante o século 17. O escritor achava ridículo o apego a tal literatura.

10) É considerado o terceiro livro mais traduzido no mundo. Em primeiro e segundo lugares, respectivamente, estão a Bíblia e as obras completas de Lênin.

11) Dom Quixote é também o livro de ficção mais vendido, em segundo vem “O Conde de Monte Cristo” e, na terceira posição, “Um Conto de Duas Cidades”, de Charles Dickens. Veja mais curiosidades do mundo da literatura aqui.

12) Em 1997 foram comemorados os 450 anos do nascimento de Miguel de Cervantes. Em Madri, o Círculo de Belas Artes de Madri realizou então uma leitura pública em voz alta e sem interrupções do livro. Mil pessoas de diversas partes do mundo participaram do evento e cada uma leu em seu próprio idioma um trecho do texto.

13) O pintor surrealista, Salvador Dalí, inspirou-se também no personagem para criar uma de suas obras mais hipnotizantes

14) Dizer que alguém ou algo é quixotesco representa pessoas ou situações extremamente sonhadoras.

15) Em 2002 o livro foi eleito como a melhor obra de ficção de todos os tempos pelo Clube do Livro Noruegueses, com votos de 100 escritores de reconhecimento internacional de 54 países.

16) O genial Pablo Picasso também criou sua representação do cavaleiro mais famoso da Espanha:

17) No romance, “Quincas Borba”, de Machado de Assis, há uma citação em referência à obra de Cervantes:

– Bolha não tem opinião. Aparentemente, há nada mais contristador que uma dessas terríveis pestes que devastam um ponto do globo? E, todavia, esse suposto mal é um benefício, não só porque elimina os organismos fracos, incapazes de resistência, como porque dá lugar à observação, à descoberta da droga curativa. A higiene é filha de podridões seculares; devemo-la a milhões de corrompidos e infectos. Nada se perde, tudo é ganho. Repito, as bolhas ficam na água. Vês este livro? É Dom Quixote. Se eu destruir o meu exemplar, não elimino a obra que continua eterna nos exemplares subsistentes e nas edições posteriores. Eterna e bela, belamente eterna, como este mundo divino e supradivino.

18) A alcunha de “O cavaleiro da Triste Figura” deve-se à uma de suas desventuras. Em uma de suas “batalhas”, ele saiu tão machucado que Sancho Pança o apelidou de Cavaleiro de Triste Figura:

    (…) dom Quixote perguntou a Sancho o que o tinha levado a chamá-lo “Cavaleiro da Triste Figura”, justamente agora.

          — Foi porque — respondeu Sancho — estive olhando-o um instante, à luz do círio daquele pobre coitado, e realmente vossa mercê tem a pior figura que vi nos últimos tempos. Deve ser por causa do cansaço deste combate, ou pela falta dos molares.

19) O escritor argentino Jorge Luis Borges definiu com maestria o significado cultural que Dom Quixote atingiu: “Poderiam perder-se todos os exemplares do Quixote, em castelhano e nas traduções; poderiam perder-se todos, mas a figura de Dom Quixote já é parte da memória da humanidade.”

20) O poeta Carlos Drummond de Andrade também deixou lindos versos sobre Dom Quixote:

Disquisição na insônia

Que é loucura; ser cavaleiro andante

Ou segui-lo como escudeiro?

De nós dois, quem o louco verdadeiro?


agatharegis3: obrigado
Respondido por kekeda
1

Resposta:

Não sei muita coisa~ Desculpa

Explicação:

•Todos achavam que ele era louco

•O sonho dele era ser um nobre cavalheiro

•Ele tinha um escudeiro (um ajudante)

•Em vez de montar num cavalo, era montado num bu rr o (jumen to)

•Era tanto criativo que imaginava que iria salvar a vila de "gigantes" que na verdade eram moinhos de vento ; e espantava "mon str os" para salvar as ovelhas

•Ele fez sua própria armadura

Não sei de mais nada!!! :^(


agatharegis3: obrigado
Perguntas interessantes