Português, perguntado por ltkpatty, 1 ano atrás

2°) A agressividade explícita contida na fala de Capitu, reproduzida a seguir, permite-nos inferir duas leituras sobre suas motivações para desejar tanto a saída de Bentinho do seminário. "_Que tem, tem, interrompeu Capitu. E se não fosse preciso alguém para vencer já, e de todo, não se lhe falaria. Eu já nem sei se José Dias poderá influir tanto; acho que fará tudo, se sentir que você realmente não quer ser padre, mas poderá alcançar?... Ele é atendido; se, porém... É um inferno isto! Você teime com ele, Bentinho." a) Qual seria a primeira leitura (a favor de Capitu)? b) Qual seria a segunda leitura (contra ela)? c) Explique de que maneira essas duas possibilidades de leitura reforçam a ambiguidade de Capitu. Por favor me ajudem!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por angelicaaldspa6awv
604
Oi, tudo bem?

a) Qual seria a primeira leitura (a favor de Capitu)?
A primeira leitura sugere que Capitu está, de fato, insistindo que Bentinho não vá para o seminário, que não se torne padre, para que, assim, os dois possam ficar juntos.

b) Qual seria a segunda leitura (contra ela)?
A segunda leitura sugere que Capitu, apesar da irritação, já não acredita que José Dias possa intervir a favor de Bentinho. A falta de esperança e o desânimo insinuados nas frases "
mas poderá alcançar?... Ele é atendido; se, porém... É um inferno isto!" apontam para a aceitação de Capitu em relação à ida de Bentinho para o seminário.

 c) Explique de que maneira essas duas possibilidades de leitura reforçam a ambiguidade de Capitu. 
Capitu, na mesma frase, aponta dois pensamentos opostos: insistência e desistência, assim, dá margem para que sua figura seja vista como ambigua e paradoxal.

Espero que tenha ajudado! (:
Respondido por graziellysouzase
3

a)  A partir da primeira leitura a favor de Capitu, pode-se concluir que esta não deseja que Bentinho compareça ao seminário, pois almeja ter um relacionamento amoroso.

Porque Capitu não quer que Betinho se torne padre em Dom Casmurro?

  • No famoso romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis, Capitu é uma bela mulher de índole intelectual e espiritual;
  • Seu personagem é cheio de contradições e suas emoções são complicadas;
  • No começo da trama, ela não tinha certeza se queria se casar com Betinho, um jovem que acaba de entrar na vida deles. No entanto, ela rapidamente se apaixona por ele, e eles embarcam em uma história de amor que vai durar muito tempo;
  • Por isso, ela não quer que ele se torne padre.

Aprenda mais sobre Capitu e Bentinho em: https://brainly.com.br/tarefa/8982003?referrer=searchResults

b) Na segunda leitura contra Capitu, pode-se concluir estar desestimulada, acreditando que José Dias nada poderia fazer para impedir que Bentinho fosse ao seminário.

Capitu acreditava que José Dias pudesse auxiliar na ausência de Bentinho ao seminário?

  • O romance, Dom Casmurro, foi escrito pelo autor brasileiro Machado de Assis;
  • O romance é a história do protagonista Bentinho que se apaixona por uma de suas alunas, Capitu. José Dias é outro personagem que aparece na história e tem sido descrito como um homem compreensivo e um homem educado;
  • Porém, essa não acreditava que José Dias influenciasse na decisão de Bentinho.

Aprenda mais sobre José Dias e Bentinho em Dom Casmurro em: https://brainly.com.br/tarefa/47066483

c) As duas leituras reforçam a incerteza de Capitu, pois em um momento ela insiste para que ele não compareça ao seminário, e depois desanima, acreditando que a insistência dela não irá adiantar.

Como era a personalidade de Capitu em Dom Casmurro?

  • Capitu é uma jovem de personalidade viva. Ela é apaixonada, inteligente e gosta de aventuras. Capitu é uma das personagens principais do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis;
  • Capitu é uma personagem fascinante do romance. Ela é a protagonista do romance. Além de ser um personagem importante, a personalidade de Capitu era muito complexa e dinâmica.

Aprenda mais sobre a personalidade de Capitu em Dom Casmurro em: https://brainly.com.br/tarefa/20520196

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes