Português, perguntado por gabsousam12561, 1 ano atrás

2. (Vunesp-SP) Leia o texto.[■•■]Aparentemente, tal projeto parece coincidir com a tendência, acentuada nos últimos anos, de se contestar a figura tradicional do pai. Eliminando-se a presença incômoda, ter-se-ia realizado o ideal de inúmeros jovens que se revoltam contra ela - o pai de família e o pai social, o governo, a lei - e aspiram à vida isenta de compromissos com valores do passado.[...]Carlos Drummond de Andrade. 0 pai, hoje e amanhá. In:_.Oe notiírios e nõo notíc/osfozse o crónico. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.[...] e aspiram à vida isenta de compromissos com valores do passado.Na frase destacada, a colocação do acento grave sobre o V informa quea)o "a" deve ser pronunciado com alongamento, já que se trata de dois vocábulos, um pronome átono e uma preposição, representados por uma só letra.b)o "a", por ser pronome átono, deve ser sempre colocado após o verbo, em ênclise, e pronunciado como um monossílabo tônico.c)o verbo "aspirar”, na regência em que é empregado, solicita a preposição "a”, que se funde com o artigo feminino "a", caracterizando uma ocorrência de crase.d)o "a”, como artigo definido, é um monossílabo átono, e o acento grave tem a finalidade de sinalizar ao leitor essa atonicidade.•) o termo "de compromissos com valores do passado” exerce a função de adjunto adverbial de "isenta”.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
1

Olá!


A alternativa C está correta. O verbo "aspirar (a)" quando seguido de um substantivo feminino (a vida), exige a colocação da crase.


Podemos verificar essa necessidade ao substituir o substantivo feminino "vida" por um equivalente masculino.


Por exemplo:


"(...) e aspiram ao mundo isento de compromissos com valores do passado."


Se a preposição "a" exigiu o artigo masculino "o", ela exigirá uma crase na frase original.


Observação importante: não se deve confundir "aspirar", no sentido de "almejar, desejar" algo, com "aspirar" no sentido de "sugar, recolher". No último sentido, a palavra não exigiria um "a" craseado a sucedendo.

Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas interessantes