Sociologia, perguntado por edrriane, 1 ano atrás

2. Voltando ao texto de Fred Di Giacomo, escolha a alternativa correta:
a) “A história do ódio no Brasil”, título do texto, já nos coloca o desmonte do “mito da cordialidade
brasileira”, que se desdobrou em um país idealizado como alegre e festivo, internacionalmente visto pelo
futebol e pelo carnaval, mas que é, verdadeiramente, mal educado e grosseiro.
b) O texto recupera a tradição culturalista, especialmente centrada na noção da “cordialidade brasileira”,
mostrando que essa não é uma interpretação totalmente equivocada, mas que, antes, muitas de suas
leituras cometem sim equívocos, como confundir “cordialidade” com “pacífico”. O argumento se constrói
com inúmeros dados acerca da violência e seu crescimento nos últimos anos no Brasil.
c) O texto defende o “homem cordial” e sua configuração histórica no Brasil, mostrando como o aspecto
afetivo está transparente no trato público da sociedade brasileira, em suas taxas de homicídio baixas e
em decréscimo, na vida moderna, especialmente claro no trânsito das rodovias e grandes cidades.
d) O texto nos coloca a violência no âmbito sistemático, como praticada pela economia capitalista contra

3-os trabalhadores e na violência que o Estado, através da instituição policial, praticava como discurso de
manutenção da ordem. O conceito marxista de classe social aparece como a categoria de análise para
qualificar a violência social que atingia o trabalhador e os grupos mais empobrecidos da sociedade.
Sobre etnologia e política indígena no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a) Associação Brasileira de Antropologia, após um período de silêncio durante a ditadura militar, tomou
posição política favorável à questão dos direitos indígenas, com a criação da Comissão Pró-índio no ano
de 1978 em São Paulo.
b) O caminho político iniciado ainda durante a ditadura, em meados dos anos setenta, apontava para a
entrada de lideranças indígenas no cenário político nacional - não como instrumento de aculturação e
perda de sua identidade, mas, ao contrário, para a percepção de que a luta pela preservação da
identidade dos diferentes grupos dependia, também, de uma firme atuação junto aos poderes
constituídos do Estado.
c) O Núcleo de Direitos Indígenas constituiu um esforço dos profissionais ligados ao Direito para o
estabelecimento de um programa mínimo de direitos na Assembléia Constituinte de 1988.
d) O perspectivismo ameríndio, como pensamento indígena das terras baixas sul-americanas, pode ser
considerado como uma teoria nativa característica dos povos Tupi, os quais não possuem uma oposição,
uma separação nítida entre o mundo humano e o natural. Esta teoria também está completamente
desligada de qualquer teoria política ou de organização social.

4. Vejamos com destaque: “Não há nada, absolutamente nada que me una a pessoas que tomam a
avenida Faria Lima para gritar: "Viva a PM". Apenas ocupamos o mesmo espaço e tentamos politizar
nosso desencontro absoluto, mas não fazemos parte de identidade coletiva alguma. Por isso, nosso
encontro político sempre será violento”, diz o professor de filosofia. A partir da leitura do texto acima,
então, assinale a alternativa correta:
a) A posição de Vladimir Safatle é exatamente aquela de Gilberto Freyre, no começo dos anos 1930,
quando em Casa Grande & Senzala destacava o conflito de interesse que formava a sociedade
brasileira.
b) O entendimento de Safatle, pela leitura do texto, faz referências aos aspectos políticos e econômicos
que podem constituir a identidade coletiva de uma nação, sem considerar traços culturais ou outros
elementos da vida social para construir analiticamente tal coletividade.
c) Safatle recoloca uma retórica de fundação da República brasileira para a análise das eleições,
equivalendo traços raciais aos políticos para rejeitar a democracia e pregar um pensamento autoritário,
descontextualizando o processo político.
d) Quando se fala em identidade nacional, não se deve considerar os aspectos econômicos e políticos,
como o faz Safatle, pois assim se perde a expressividade de quaisquer coletivos, restando
individualidades isoladas, desconectadas da realidada social.

Soluções para a tarefa

Respondido por angela48mcl
10
Letra B A recuperação e tradição culturalista,centrada da cordialidade brasileira


sersanu: Angela .. a resposta da 2 é a letra "B" .. tem ctza ?
sersanu: A questão 4 .. "Vejamos com destaque ..." Você sabe a resposta .. pr fvr ?
sersanu: E a questão 3, você também sabe a resposta ? Qual ?
fernandocruzjjr: não sei a 3 e nem a 4
dindoõ: A 3 e a letra d está na aula 17 nos tópicos 2,3,6 mais essa prova a única pergunta relacionada a antropologia é essa as outras não tem nada a ver com antropologia, cuidado essa prova pode está errada.
claudiahortenc: pessoal ola, a 2 e a letra B?
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