História, perguntado por izildaultramare, 9 meses atrás

2) Você sabe de algum mito sobre a criação de povos?se souber descreva abaixo:​ me ajuda é prova

Soluções para a tarefa

Respondido por emessonlima504
1

Resposta:

A mitologia africana, por exemplo, está repleta de boas histórias sobre a origem dos seres humanos.

Vamos conhecer algumas delas?

1 - O mito macua dos dois buracos na terra

Os macuas estão espalhados pelo norte de Moçambique e Tanzânia e tradicionalmente cultuam um ser supremo chamado Muluco. Félix Guirand, no seu clássico História das Mitologias, conta o mito macua da criação da seguinte forma:

No princípio de tudo, deus, ou Muluco, fez dois buracos na terra, de onde saíram um homem e uma mulher.

Mulcuco deu a este primeiro homem e a esta primeira mulher todas as condições para que se instalassem num determinado território e tivessem meios de subsistência. Deu-lhes terra boa para plantar e enxada, machado para conseguirem madeira para construírem sua casa e obter fogo, panelas, pratos e algumas espigas de milho.

2 - O mito massai da origem da vida e da morte

Os massais são um grupo étnico seminômade e dedicado às atividades pastoris.

A etnia massai ainda hoje preserva suas tradições culturais. Possui uma população de quase 1 milhão de pessoas, espalhadas entre o norte da Tanzânia e o Quênia.

De acordo com a cosmogonia massai, o universo sempre existiu. Mas há um deus responsável pela criação do mundo habitado: seu nome é Ngai.

No princípio de tudo, de acordo com a mitologia massai, existia apenas um homem, chamado Kintu. Tudo mudou quando a filha do Céu se apaixonou por Kintu e conseguiu convencer seu pai a aceitar o casamento.

Kintu foi chamado ao Céu, onde foi desafiado por Ngai com uma série de provas, das quais saiu vencedor. O prêmio por sua bravura foi a mão da filha do Céu, que desceu à Terra levando como dote animais e plantas. Porém, uma advertência tinha sido feita por deus antes do casal partir em viagem para a Terra: era proibido voltar.

Claro que a ordem não foi cumprida. Aliás, essa parece ser mesmo uma marca desses mitos de criação.

Antes de chegar à Terra, Kintu se lembrou de que havia se esquecido dos grãos para alimentar as aves. Sua mulher implorou para ele não voltasse ao Céu. Mas ele voltou.

Um dos filhos de deus, a Morte, estava ausente na época do casamento e não sabia do que tinha acontecido. Quando o homem entrou no Céu para buscar os grãos, deu de cara com a Morte, que ficou furiosa.

A Morte agarrou os pés do homem e desceu com ele à Terra, instalando-se perto da sua casa. Todos os filhos que nasceram do casamento entre Kintu e a filha do Céu foram mortos. Deus enviou outro filho para espantar a Morte, mas esta era muito esperta e levou a melhor em todas as armadilhas que lhe foram feitas.

O primeiro casal da humanidade estava com a faca e o queijo na mão, como se diz. Tinha tudo de que necessitava para ali prosperar e gerar descendentes.

Porém, tal como Adão e Eva, o casal macua desobedeceu Muluco. Em vez de construir sua casa e cultivar a terra, os dois comeram o milho cru, quebraram os pratos, jogaram lixo nas panelas e foram viver no meio do mato.

O que Muluco fez? Como punição, chamou o primeiro macaco e a primeira macaca e deu a eles tudo o que tinha dado ao casal humano: ferramentas, terra, milho. E o casal de macacos, ao contrário dos humanos, trabalhou.

Muluco, então, tirou os rabos do macaco e da macaca e colocou-os nos humanos. E disse aos macacos: "Sejam homens!". E aos humanos: "Sejam macacos!". E assim se fez.

Perguntas interessantes