2) Você acredita correr algum tipo de risco de se tornar dependente de drogas? Por que sim e por que não? 3) Acredita que é importante evità las? Justifique. 4) Drogas licitas, como cigarro e álcool, podem ser entrada para as ilícitas? Justifique 5) Como você acha que se dá a porta de entrada para as drogas e como evitar? Justifique. 6) Como evitar as ameaças que vêm da escola: colegas "fantasiados" de amigos que te oferecem drogas? Justifique pelos 1º anos da manhã e responder as seguintes questões : 1 ) Sobre as informações apresentadas nos documentários fazem algum sentido para você os dados ? Justifique . 2 ) Você acredita correr algum tipo de risco de se tornar dependente de drogas ? Por que sim e por que não ? 3 ) Acredita que é importante evità las ? Justifique . 4 ) Drogas licitas , como cigarro e álcool , podem ser entrada para as ilícitas ? Justifique 5 ) Como você acha que se dá a porta de entrada para as drogas e como evitar ? Justifique . 6 ) Como evitar as ameaças que vêm da escola : colegas " fantasiados " de amigos que te oferecem drogas ? Justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
3- VOCÊ ACREDITA QUE O USO DE DROGAS LICITAS PODEM SER UMA PORTA DE ENTRADA PARA AS OUTRAS DROGAS? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. *
Me ajudem pfv
Resposta:
O ideal é que algumas respostas sejam pessoais, mas posso ajudar com algumas informações.
Existem dois tipos de dependências: a dependência psicológica e a dependência química.
A dependência psicológica é a porta de entrada para o uso. Isso varia muito de em qual cultura ou círculo de amigos esteja inserido, nisso está relacionado o reforço comunal. Um caso famoso foi quando a indústria de tabaco identificou que poderia dobrar seu mercado se as mulheres deixassem de encarar o fumo para mulheres como tabú. Para tanto, pediram aconselhamento a Bernays, sobrinho de Segmund Freud, para encorajar o uso de produtos de tabaco voltado para as mulheres, o qual identificou uma associação entre a emancipação feminina, conceito de liberdade e o uso do tabaco, tanto que os anunciantes chamavam o cigarro de "tocha da liberdade". Dessa maneira, abriram precedente para uma dependência psicológica. Vai depender de quão susceptível a pessoa esteja para passar a consumir e se identificar com um grupo.
A dependência química é um fator e talvez o mais agravante. O usuário de crack por exemplo sente muito prazer no primeiro uso, mas com o uso constante, o corpo cria resistência e libera menos dopamina e outras substâncias, então esse usuário na ansiedade e desespero de experimentar a mesma sensação consome cada vez mais só pra ter uma fração dela, a ponto de fazer coisas impensáveis em troca de mais dessa substância se não usasse.
Sabendo quais mecanismos te levam a consumir entorpecentes e seus males minimaliza muito o risco de acabar caindo nessa armadilha e identificar os grupos de colegas que estão presos nela, pensando que estão sendo descolados, mas são vulneráveis e perderam sua identidade e personalidade para uma ilusão.