2. Utilize a letra da música de Leopoldo Rassier abaixo para responder à questão.
Sabe moço (Leopoldo Rassier)
Sabe, moço
Que no meio do alvoroço
Tive um lenço no pescoço
Que foi bandeira pra mim
Que andei em mil peleias
Em lutas brutas e feias
Desde o começo até o fim
Sabe, moço
Depois das revoluções
Vi esbanjarem brasões
Pra caudilhos coronéis
Vi cintilarem anéis
Assinatura em papéis
Honrarias para heróis
É duro, moço
Olhar agora pra história
E ver páginas de glórias
E retratos de imortais
Sabe, moço
Fui guerreiro como tantos
Que andaram nos quatro cantos
Sempre seguindo um clarim
E o que restou?
Ah, sim!
No peito em vez de medalhas
Cicatrizes de batalhas
Foi o que sobrou pra mim
http://letras.mus.br/leopoldo-rassier/174084/> Acesso em: 26/04/2015.
Leopoldo Rassier foi um dos maiores cantores e compositores gaúchos. Ligado à cultura gaúcha e tradicionalista, o pelotense se destacou por ser, além de músico, um artista ligado a movimentos e lutas sociais. Tal preocupação social foi tema de diversas de suas composições, como a citada nessa questão, “Sabe moço”, na qual há uma análise crítica do poder das elites rurais gaúchas e da participação popular nos conflitos e revoluções que marcaram a história do Rio Grande do Sul.
A partir da letra da música, texto acima, e de seus conhecimentos, afirma-se de forma correta que
a) os conflitos armados que marcaram a política e a cultura gaúcha, como a Revolução Federalista, que opôs os maragatos de lenço vermelho aos pica-paus de lenço branco, trataram-se fundamentalmente de disputas políticas entre elites regionais que arregimentavam soldados através de coação e de manipulação sem, entretanto, terem identificações maiores com as demandas sociais e políticas da maioria da população gaúcha.
b) A letra da música vai ao encontro da visão tradicional a respeito da Revolução Farroupilha, deixando claro o orgulho do guerreiro retratado em anunciar que carregava “no peito, em vez de medalhas, cicatrizes de batalhas” e reverenciando a figura do gaúcho que, em vez de lutar por conquistas pessoais ou por riquezas, lutava por ideais.
c) a figura do caudilho, no Rio Grande do Sul, associava-se ao defensor dos valores e tradições gaúchas, político que, se preciso, abria mão de seus interesses pessoais pela defesa do interesse da sociedade gaúcha contra propostas nacionais que prejudicassem a economia do estado, como ocorreu na Revolução de 1923 e sua defesa do valor do charque gaúcho, novamente ameaçado por interesses nacionais.
d) a vitória dos chimangos, de lenço branco, sobre os maragatos, de lenço vermelho, possibilitou a união dos gaúchos em torno de Getúlio Vargas, governador gaúcho, em direção ao comando da nação em 1930.
Soluções para a tarefa
A alternativa que mais tem relações com o discurso apresentado compreende a letra a) os conflitos armados que marcaram a política e a cultura gaúcha, como a Revolução Federalista, que opôs os maragatos de lenço vermelho aos pica-paus de lenço branco, trataram-se fundamentalmente de disputas políticas entre elites regionais que arregimentavam soldados através de coação e de manipulação sem, entretanto, terem identificações maiores com as demandas sociais e políticas da maioria da população gaúcha.
O texto acima apresenta no início da da leitura, a presença de elementos que nos remetem ao sentimento nacionalista do indivíduo para com o local no qual vive, isto é, para com sua nação.
Entretanto, no decorrer do texto, observa-se que esse sentimento passou pro transformações quando o mesmo compreendeu que na realidade, as batalhas vivenciadas representaram na realidade, a obtenção de cicatrizes e destruições, ao invés de medalhas.