História, perguntado por ferrarigames6225, 11 meses atrás

2(Unirio-RJ) Sérgio Cofferati, líder da Confede-razione Generali Italiana, a maior confederação sindical da Itália, fez. em recente entrevista à revista Carto Capital, as seguintes declarações sobre o processo de globalização:”Quondo nôo acompanhodo por regras claros, (o globalização} produz desequilíbrios e inquietude. Os jovens é que percebem os riscos. Desequilíbrio porque os condições de competição entre países pobres e ricos jamais serão alteradas. É provóvel que as diferenças se acentuem porque os países ricos descorregam sobre os mois pobres suos próprias contradições. (...) Poro que se tenho mercado global é necessário o existência de órgãos supranacionais dotados de capacidade de açâo. Paro crió-los é preciso ceder cotos de soberanio dos Estodos. Desse modo, se faz necessário repensar os modelos de democracia. É um processo complexo em que os Estodos devem deixar cloro onde querem chegar. Caso contrário, prevalecem os preocupações.“Corto Copitol, 2002.De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Cofferati, a globalização é um fenômeno que deve ser visto com cautela, já que provoca a:a)inevitável diminuição das desigualdades entre os países ricos e pobres.b)necessidade de elaboração de regras claras e de questionamento dos modelos de democracia atualmente adotados pelos Estados nacionais.c)substituição de governos nacionais por uma administração supranacional.d)maior intervenção dos Estados Nacionais sobre seus mercados.e)impossibilidade de ação regulatória de órgãos supranacionais sobre os mercados globais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

Olá,


Na fala do italiano fica explícito que a globalização traz a necessidade de regras claras nos mercados internacionais, pois os países mais pobres ficam com a menor fatia do bolo, além de sofrerem a pressão do poder econômico dos países desenvolvidos.


Isso leva o italiano a crer que é preciso repensar os modelos de democracia atuais, a fim de assegurar as condições sociais dos trabalhadores dos países mais afetados pelas desigualdades acentuadas por uma globalização sem regras.


Isso torna correta a Alternativa B.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes